quinta-feira, 29 de março de 2012

O Mi(n)to nas escolas.

É mais ou menos assim que as escolas hoje fingem que ensinam. O aluno não deve aprender, basta decorar. Assim, ele finge que aprende.
Dessa maneira, o mundo que estamos vendo, participando e não gostando, segue atrelado a 'Cangas' pesadas, colocadas numa horda de incompetentes cultos, com anel no dedo, diplomas na parede, 'Especialistas' nisso ou naquilo, que se recusam a ...abordar outro tema que não o da 'Pós', com 'Mestrados' em que a 'Dissertação', mas parece uma redação de curso primário, (aquele dos bons tempos escolares, porque as redações do ensino fundamental de hoje, são no mínimo caóticas), e 'Doutorados' que atrelam um par de antolhos aos supostos doutos, que de nada mais sabem falar ou discutir, além daquilo para o quê, se prepararam.
Criatividade..., não mais existe. Percepção..., muito menos. Se o Homem, hoje, menos 'Sapi-ens', com toda tecnologia que dispõe, tivesse que 'Inventar A Roda', passaria a eternidade, empurrando coisas quadradas, ou pela tecnologia aplicada, coisas..., 'Poliédricas'. Se precisasse descobrir o fogo, morreria queimado sem entender o que teria acontecido.
Enfim, sabendo que 'Existem Exceções Às Regras', me atenho não só a imagem da foto atual, mas, a Aldous Huxley, no maravilhoso 'Alerta' de 1931, "Admirável mundo Novo", que na-quela época já falava de uma sociedade de castas científicas, onde a vida parecia não existir. E ainda no pensamento do autor, gosto de uma frase dele que frisa:
"A pessoa inteligente, escolhe a experiência que gostaria de realizar".
Triste. É muito triste ver no quê, a humanidade está se transformando.
Assino, por entender importante e responsável cada palavra que, coloquei.



Olinto Simões

Nenhum comentário: