domingo, 14 de dezembro de 2014

Lenda da Cigana do Narguilé


Na Idade Antiga, Nagibe era uma adolescente cigana que pertencia aos beduínos do deserto. Um certo dia sua caravana encontrou um oásis e a garota penetrou dentro dele. De repente, ela tropeçou num buraco, torceu a perna, olhou para o lado e viu uma naja em sua frente. Sem poder andar, a pequena fez a seguinte oração:
- Santa Sara, por favor, me salve!
Deste jeito a santa apareceu, transformou a cobra num narguilé e falou:
- Este instrumento é mágico porque significa a purificação do ambiente através de ervas naturais. Mas nunca tente usá-lo antes de ingerir bebida alcoólica, pois este tipo de drink torna o narguilé impuro.
Uma certa noite, houve uma festa no acampamento, Nagibe bebeu poções com álcool e depois foi bailar a Dança do Narguilé, onde ela bailou no ritmo do tambor com este objeto nas mãos. Porém, no final da coreografia, a moça se esqueceu da regra e fumou este cachimbo. Então naquele mesmo instante o objeto explodiu, a garota pegou fogo e morreu.
O tempo passou e em 2012, Claudia, uma jovem do interior do Paraná foi a um terreiro espiritual, onde a médium falou que sua entidade protetora era a Cigana no Narguilé. Naquela noite ela sonhou com uma odalisca que disse-lhe:
- Sou a Cigana do Narguile, sua protetora. Por favor, se for fumar este objeto, não beba antes.
Naquele mesmo instante a jovem levantou assustada.
Um mês depois, esta moça foi bailar a Dança do Narguilé numa festa étnica. Depois da sua apresentação, ela tomou um copo de bebida alcoólica e foi fumar o objeto do lado de fora com seus amigos. Claudia fumava normalmente, quando, de repente ela esbarrou em uma garrafa com álcool, utilizada para acender o cachimbo e acabou tento o corpo queimado após uma explosão. A donzela foi levada ao hospital, mas não resistiu e acabou morrendo.
Assim por causa desta lenda surgiu o mito de que não se deve beber álcool antes de fumar este tipo de cachimbo e que é recomendável pedir permissão à cigana do Narguilé antes de usá-lo.

Luciana do Rocio Mallon 

Nenhum comentário: