terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Poemas de Domingos van Erven

O BARCO EM RISCO

aquele barco à deriva—
barco sem tripulação,
do qual tiraram as velas
o mastro e o timão—
é atraído sem o saber
para uma ilha deserta
onde a Torre de Marfim
mantém sempre a porta aberta


ANIVERSÁRIO

“Hoje completo 100 anos”,
pensou.
E começou a estudar mandarim.

O ESPECTADOR
Olhou pela janela mas não viu nada
exceto o que já estava na sua mente.


OBITUÁRIO

--"Eu o conheci", disse. "Era um cara legal..."
E virou a página do jornal.


ALZHEIMER

--Filha, meu almoço!
--Você já comeu, mãe. Há uma hora...
--Mentira sua.


A ARTE & A VIDA

há um reino escondido
por trás desta realidade
tudo ali é protegido
contra o mal e a falsidade
ali não sou agredido
não há dor nem frustração
ali também reina a vida
não só sua imitação
nos momentos mais difíceis
eu ali me refugio
e na bela imagem deles
me transformo em ave e rio



SÍLVIO E BELA

“Sílvio”
dizia Bela
(era assim que ele a chamava)
“como tu ficas garboso,
fardado, fumando esse cigarro”:
muito tempo depois, na pia,
seu sangue tingia o escarro
e prenunciava o desfecho
que de qualquer forma viria



O HOMEM E O MAR

um homem contempla o mar
na crise da meia-idade
enquanto um navio vai a pique
e o céu se torna sombrio
conformado
sem um grito
ele contempla o infinito


FILME NA TV

vi um rosto
que me lembrou outro rosto,
conhecido
mas não é que era aquele mesmo rosto,
envelhecido?!


ALGAZARRA

a gurizada de noite
faz algazarra no centro
para abafar o barunho
que vem de dentro


INFÂNCIA

as crianças
ao voltarem da viagem com os pais
buscam
ansiosas
os seus brinquedos usuais
e ficam na sala
entretidas
a viver suas outras vidas


INFÂNCIA EM CURITIBA

o Ale contemplou
as crianças no calçadão
pintando
como ele outrora
e pela primeira vez doeu nele
a infância ter ido embora


OPÇÃO

enquanto eles estão correndo
para chegar em primeiro
prefiro ficar aqui
no meu mosteiro


O MOTIM

quero apenas a rotina
mas a vida
se amotina


SURPRESA

já é noite lá fora:
estudando, nem notei
o dia ir-se embora


BEM- TE- VI

bom te ouvir
bem-te-vi
bom te ver
bem-te-vi
bem te ouço
bem te vejo
bem-te-vi
benfazejo



MINHAS COORDENADAS

só há pouco tomei consciência
de que pertenço à confluência
dos rios Ivo e Belém
por isso, da minha aldeia,
digo a vocês, globalizados:
“better late than never!”
e estamos conversados


RESOLUÇÃO

subirei nos meus próprios ombros
para vencer o medo
e começarei uma nova vida
amanhã bem cedo


O MISTÉRIO DO MUNDO

a ciência ainda não sabe
(com a religião não me iludo),
mas certamente existe
explicação para tudo


NO SEBO

Para o Rodrigo
no sebo da praça
a traça
enquanto se nutria da Divina Comédia
foi esmagada
coitada!
por um volume da Enciclopédia
(e o cliente habitual
começou a passar mal)


NA RODOVIA

a vida está passando todo o dia
como passam as árvores do bosque
quando se viaja
pela rodovia
(cada árvore é um dia)


CENA URBANA

em vez de estarem
jogando bola,
eles passaram
cheirando cola
Domingos van Erven
19 de novembro de 2013 ·



RESOLUÇÃO

subirei nos meus próprios ombros
para vencer o medo
e começarei uma nova vida
amanhã bem cedo


O MISTÉRIO DO MUNDO

a ciência ainda não sabe
(com a religião não me iludo),
mas certamente existe
explicação para tudo


MEU PROJETO

nesta viagem, meu projeto
não é chegar ao destino
mas desfrutar do trajeto

FÉRIAS

fiz uma opção na vida
pelas coisas que não são sérias:
doravante só viverei
como se estivesse em férias

( do livro "Poemas", de Domingos van Erven, que pode ser adquirido em http://www.agbook.com.br/book/139929--POEMAS )


Nenhum comentário: