domingo, 19 de junho de 2016

Lenda da Cigana Ravena e o Deus Lugh


Na Idade Antiga havia uma cigana chamada Ravena, que gostava de pentear as pessoas. Um certo dia, esta menina estava orando num jardim, quando Santa Sara apareceu e disse:
- Sua função é melhorar a saúde das pessoas através de seu toque nos cabelos delas. Porém, você nunca poderá ser tocada por um homem e nem se apaixonar. Pois se isto acontecer, seu poder desaparecerá e seu coração parará de bater.
A partir daquele dia, Ravena ficou mais cautelosa e passou a evitar ao máximo seu contato com homens.
Uma vez, a caravana de ciganos armou acampamento em território celta. Então Ravena decidiu dar uma volta no local. Perto da lagoa, ela avistou um lindo rapaz dormindo debaixo da sombra de uma árvore. Este moço era o deus Lugh, que tinha brilhantes cabelos compridos, porém desgrenhados. Por isto, a cigana chegou perto deste homem e resolveu pentear suas madeixas fazendo belas tranças. A partir daquele dia, este hábito passou a se repetir. Mas, sempre quando Lugh acordava, ele lavava seu rosto na lagoa, assim notava que alguém tinha feito tranças no seu cabelo. Apesar disto ele pensou que poderia ser algum morcego que executava a tal travessura. Afinal, era normal este tipo de bicho fazer tranças até nos cavalos.
Numa tarde de primavera, Ravena voltou à beira da lagoa para fazer tranças no seu amado. Mas, de repente Lugh, acordou e com o susto pegou nas mãos da menina, que começou a tremer, desmaiou e morreu. Como um raio, naquele instante, o corpo inteiro da garota virou um corvo negro que passou a proteger Lugh nas suas batalhas.
Hoje, a cigana Ravena é uma entidade que realiza amores impossíveis e protege os guerreiros nas lutas da vida.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: