quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Mudanças estão por vir


Paulo Sabino

             19 de agosto de 2011 15:37

"Mudanças estão por vir". Uma inquietação, certa insegurança. A vida, o imponderável: como? onde? o quê?

"Mudanças estão por vir".

Em momentos como este que vivo, a poesia me acalma, me bota no eixo. Porque a poesia espelha um lado meu de que gosto, e muito. É como se a poesia me devolvesse a mim, é como se a poesia me devolvesse ao que realmente importa em mim. "Mudanças estão por vir".

Quando a vida & sua imprevisibilidade batem à minha porta, "digo" este poema-canção repetidas vezes. Uma espécie de mantra. Pois que, na escuridão da curva, na escuridão daquilo que não se pode prever, na escuridão do porvir, a minha voz, o meu canto (que é a poesia), é o meu grande amparo.

Meu canto: a poesia: aro de luz nascente do dia, ainda que brote na gruta da dor.

Mãe da manhã, vós que sois Mãe do Filho do Pai do "nascer do dia": abençoai minha voz, meu cantar.

Mãe da manhã, a fim de conservar o vosso amor, de tudo eu faria: a cada ano, em vossa homenagem, se preciso fosse, uma romaria, uma oferenda, uma flor. Na escuridão desta nostalgia, no escuro que hoje me acomete, dai-me, mãe da manhã, ao menos, a luz do luar.

Aqui, a canção, com seus versos que me servem de "mantra", de "oração", quando vivo períodos como este, de mudanças imponderáveis, interpretada (magnificamente) por Gal Costa. Esta canção, feita por Gil, foi composta especialmente para a voz de Gal. Tiro certeiro. Hoje, é o que mais ouço em busca de tranqüilidade, de calma, de paz.

(E que tudo seja belo. E que tudo se ilumine. E que tudo dê pé.)

De Gilberto Gil, o poema-canção "Mãe da manhã":

Meu canto na escuridão
Minha voz, meu amparo
Aro de luz nascente do dia
Brota na gruta da dor
Mãe da manhã, de tudo eu faria
Pra conservar vosso amor

A cada ano, uma romaria
Uma oferenda, uma prenda, uma flor
A cada instante, um grão de alegria
Lembranças do vosso amor

Santa Virgem Maria
Vós que sois Mãe do Filho do Pai do Nascer do Dia
Abençoai minha voz, meu cantar
Na escuridão dessa nostalgia
Dai-nos a luz do luar
        GAL COSTA - MÃE DA MANHÃ

Composição: Gilberto Gil Meu canto na escuridão Minha voz meu amparo Aro de luz nascente do dia Brot


Nenhum comentário: