terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Rapaces

Daqui a três kilometros estou autorizado a fazer mais uma parada. Posto Amigaço do Estradeiro, churrasco gaucho e música ambiente. Vou tomar um banho, espantar cansaço e calor.
Monitoramento, câmbio! Aproximação do posto. Licença para abertura de porta. Senha xxxxx. Concedido!
_ Quieto senão leva bala. Desce e deixa a porta aberta que meus amigos vão entrar e ficar quietinhos enquanto você usa o posto. nem um gesto, senão leva bala.
_Assim, segui o cara com a arma, enquanto os outros dois ficaram deitados no banco, esperando meu retorno. O armado ficou na minha cola até no banheiro. (Pensava no momento : Que merda! Um desconhecido espiando e encostando a pistola na minha nuca.Eu não sou burro. Não é pra qualquer um dirigir esses caminhões monitorados por radar. Tem que ser gente de melhor nível; esse é o meu caso. E não vou botar a vida a perder por causa da carga, não).
_Quanto tempo de parada ocê tem nesse posto?
_ 40 minutos pra almoço e 20 pra descanso.
_Uma hora, merda! Então vai, almoça. Tô junto e conversando animado. Faz favor de responder e rir; não dá mostra de nada, senão já sabe, vai correr sangue.
_Duro foi passar o tempo do descanso. Avisei ao monitoramento e pedi a abertura da porta. O cara continuou na minha cola até que eu subi. Os dois, lá dentro, me apntavam uma arma e estavam abaixados.
Depois que o monitoramento travou a porta, deu sinal pra eu partir.
O cara lá de fora me deu um tchau animado, coisa de amigo mesmo, entrou no automóvel prateado e seguiu até um trecho; depois tomou uma variante na estrada e sumiu.
Enquanto isso, o cara do meu lado continuava com a arma e me deu ordem de abrir o vidro. Com essa o sistema de monitoramento não contava! Abri a merda da janela já sabendo que iam me mandar pra fora. Eu nem tive medo de me matarem, pois acho que ia dar mais trabalho me lançar morto pra fora do que me fazer saltar. Foi isso! A velocidade controlada a 60km nesse trecho me ajudou a sofrer menos escoriações.
Daqui em diante, só sei o que me contaram que foi apurado. Um pegou o volante, enquanto o outro foi cortando os fios do sistema. Com isso, podiam desviar o caminhão e a carga pra onde quisessem. O telefone ficou lá, documentos, tudo que eu tinha. Desci com sapato, calça e camisa.
Sei dizer que até essa parte deu certo. Os moços conseguiram desligar e desviar pra uma estrada de terra. O outro, do carro prateado chegou lá com mais dois. Foram todos examinar a carga. Descarregaram e passaram pro veículo deles com tanta rapidez que a polícia suspeita que a quadrilha utilize até equipamentos próprios para deslocamento e manuseio de cargas.
O caminhão ficou abandonado menos de um dia. Foi encontrado sem avarias. O que eles queriam mesmo levaram. Levaram até a Regis, mas no acidente, dois morreram e o que sobreviveu em estado grave, deu no depoimento essas notícias, como acabo de trazer.
Agora soube que vão colocar grades nas janelas dos caminhões todos.
Vamos ver se evita!
Maria josé de Menezes

Nenhum comentário: