domingo, 15 de maio de 2016

Lenda do Crisântemo Lilás da Rede Social


Neste último Dia das Mães, uma rede social lançou um “emotion” em forma de crisântemo lilás significando gratidão. Porém muitas pessoas não sabem que por trás desta figura existe um causo popular.
Reza a lenda, que muito antes de Cristo, existia na China uma moça chamada Li que não conseguia engravidar. Um certo dia, no jardim de sua casa onde só havia grama, esta moça rezou para a deusa Guan Yin e disse:
- Por favor, deusa Guan Yin me dê uma filha!
A entidade apareceu e disse:
- Eu enviarei um neném, mas ele será portador de necessidades especiais.
A moça comentou:
- Não tem problemas, pois eu amarei a criança mesmo assim.
A deusa falou:
- A semente foi lançada, pois você já está grávida.
Naquele momento, a jovem derramou uma lágrima na grama. Então esta gota de choro transformou-se num crisântemo lilás. Com o passar dos meses da gestação, o número destas flores aumentava no seu jardim. Depois de nove meses, Li deu à luz a uma menina que recebeu o nome de Chun, que significa primavera da gratidão.
Com o passar do tempo, Li percebeu que sua filha era muda. Porém, a menina gostava de brincar no jardim e usava o crisântemo lilás para se expressar. Por exemplo: quando estava triste, ela arrancava as pétalas desta flor. Mas quando se sentia grata, a menina dava um crisântemo para uma criatura que tinha feito o bem para a sua pessoa.
Um certo dia, Li faleceu e Chun partiu para conhecer o mundo, espalhando sementes de crisântemo lilás. Uma vez, esta moça sentiu fome e pediu comida, através de gestos, para uma idosa solteira que sonhava em ter um marido. A anciã deu um prato de comida para Chun. Desta maneira, como agradecimento, a jovem ofereceu uma muda de crisântemo lilás para a velhinha. Quando a anciã plantou a flor na terra, esta planta transformou-se num lindo homem que virou seu esposo.
Deste jeito, Chun começou a espalhar a gratidão pelo mundo através do crisântemo roxo. Toda a vez que alguém lhe fazia um favor, ela oferecia uma flor lilás, que tinha o poder de transformar o sonho da pessoa em realidade.
Por causa desta história toda, o crisântemo lilás é considerado a flor da gratidão e da maternidade.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: