segunda-feira, 30 de abril de 2018

DECLINAÇÃO


De repente
eu vi que tinha caído a noite
e eu me vi perdido
num mundo sem você.
Tinha que voltar para casa
mas não sabia o caminho.
Na verdade não havia caminho:
a noite era tão densa
que todos os caminhos haviam se fundido.
Como fazer para começar de novo?
Viver é irremediável: você não pode voltar atrás
e a memória é enganosa.
Tateando, perambulei por becos
que semelhavam bosques
e vaguei por vales
que me lembravam salas
inóspitas e vazias.
Agora que o dia nasceu,
eu não posso mais contemplar o céu.
A noite grudou de tal modo nas minhas retinas
que, para onde quer que eu olhe, é tudo breu.
Só há uma luz brilhando em mim.
E é uma luz tão frágil e estúpida
(como um candeeiro ao vento)
que tenho até vergonha de declinar o seu nome:
saudade.
Otto Leopoldo Winck


Nenhum comentário: