sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Esquerda ou direita?


−Táxi, táxi!
−Para onde vai?
−Toca em frente, taxista, estou meio sem rumo! Quero fazer um passeio. O que tem na direita?
−Área nobre, prédios arranha-céus, shopping centers, colégios particulares, faculdades restritas, clínicas médicas especializadas no atendimento aos ricos. Avenidas largas de uma mão destinadas à elite, onde carro velho é suspeito, e carro novo, na mão de negro, mais suspeito ainda. Bolsa, só a de valores, discutida pelos homens de negócios, e bolsa Prada para senhoras elegantes. Tudo terceirizado para as mãos dos agentes financeiros. Estado mínimo para o pobre. Estado máximo para a especulação e exploração do trabalhador. Tem uma praça, ponto de encontro dos golpistas,a praça dos Três Poderes. O prédio do quarto poder também fica lá, a grande mídia. Mas o poder da direita mesmo é o poder econômico, que compra todos os demais poderes.
−Estou pensando em voltar para trás, então.
−Voltar para trás não, é só redundância, é tortura, é tenebroso, lá não levo o senhor, tenho marcas desse caminho escuro.
−E na esquerda?
− Tem muitas carências ainda. Não é o paraíso, na esquerda vamos entrar na periferia, com suas ruelas, um vai e vem de pessoas trabalhadoras, muitos são desorientados. Os adolescentes têm escolas públicas e possibilidades de entrarem nas universidades. Têm cotas sociais e raciais, que não são um favor, apenas uma tentativa de reparação histórica. Não se sabe até quando. Quatorze novas universidades para atendê-los. Mas o governo golpista pensa em privatizá-las. Tem bolsas lá também, bolsa família que atende os pobres, com pagamentos recebidos pelas mãos das mães, que mantêm os filhos na escola, vacinados, uma forma encontrada para tirá-los da miséria absoluta e para promover a aspiração a uma condição menos injusta. Há também bolsas de estudos, PIBIC para estimular o pensamento científico e PIBID para incentivar a boa licenciatura. Hoje tudo está sendo questionado, os investimentos sociais são vistos como gastos. Temos novas casas, sonhos de muitos pobres que foram realizados. Moro lá. Na esquerda, tem luz para todos!
−Bem... Pode pegar a primeira à esquerda!

JDamasio.

Nenhum comentário: