sábado, 13 de agosto de 2016

Lenda do Algodão-Doce


Reza a lenda que no século XV, na Europa, existia um padeiro que tinha uma filha com necessidades especiais. Pois a garota não andava e tinha um tipo de autismo leve. Seu nome era Candice, mas recebeu o apelido de Candy pelas pessoas da aldeia onde que morava. Por causa de suas limitações, seu pai construiu uma cadeira de rodas, de madeira, para a menina ficar admirando o céu o dia inteiro. Esta criança gostava tanto de apreciar as nuvens e observar os desenhos que elas montavam no firmamento, que seu sonho secreto era comer uma destas nuvens. Um certo dia, seu pai perguntou:
- Candy, qual é o seu maior sonho?
A garota respondeu:
- Papai, minha fantasia é comer as nuvens do céu, pois elas devem ter um sabor fantástico.
Assim, como o homem era padeiro, ele pensou em desenvolver um jeito de fazer um doce que fosse parecido com uma nuvem.
Naquela noite, este rapaz teve um pesadelo com uma fada que disse:
- Boa noite!
- Eu sou a fada dos desejos das crianças com necessidades especiais.
- Por isto, ajudarei a você fazer o doce de nuvem que a sua filha tanto deseja.
- Primeiro, monte uma máquina com as peças velhas de metal que existem no seu galpão. Depois que isto estiver pronto, o anjo guardião das nuvens soprará a receita no seu ouvido.
Naquele mesmo instante, o moço acordou e foi até o galpão. Deste jeito construiu a máquina e seguiu as instruções do anjo. Assim surgiu o algodão-doce que ele batizou de Nuvem de Algodão da Fada.
Quando Candice acordou, seu pai mostrou o novo confeito e disse que era um doce feito de uma nuvem. Desta maneira, a garota experimentou e deu o melhor sorriso de toda a sua vida. Mas, por Candy ser a primeira criança a experimentar este alimento, ele ficou conhecido como Candy Floss, que significa algodão-doce.
Porém, este doce não se popularizou naquela época, pois o açúcar era muito caro.
Reza a lenda que se uma criança deseja que seu sonho seja realizado, ela deve comer um pedaço de algodão- doce, pensar no desejo e falar:
- Candy Floss!
- Candy Floss, me ajude a realizar este sonho.
Em 1897, o dentista James Morrison que era fã desta nuvem açucarada, resolveu montar um aparelho mais elaborado, que batizou de máquina dos doces. Assim ele criou o algodão-doce do jeito que conhecemos hoje.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: