segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Lenda do Canhoto


 13 de agosto, foi Dia Mundial do Canhoto e por isto muitas pessoas me pediram para que eu postasse lendas com este tema.

Como muita gente sabe canhoto é o nome dado para a pessoa que escreve com a mão esquerda.
Reza lenda que, no princípio do mundo, a alma que seria de um dos filhos de Adão e Eva foi até o céu e disse a Deus:
- Eu ouvi falar que os seres humanos têm duas mãos: a do coração que é a esquerda e a da escrita que é a direita...
- Mas, Papai do Céu, eu gostaria de poder escrever com a mão do coração. Pois um anjo me disse que a criatura que conseguir fazer isto terá poderes mágicos.
Deus disse:
- Eu posso até conceder este desejo a você. Mas a sua pessoa será perseguida por ser diferente e por ter forças espirituais, tanto que criaturas assim serão chamadas, pejorativamente, no futuro de canhotas e aguentarão duras perseguições.
O futuro filho de Adão e Eva exclamou:
- Eu aceito!
- Pois deve ser maravilhoso escrever com a mão do coração!
Assim Papai do Céu presenteou este humano com o seu pedido e ele passou a desenhar com a mão esquerda. Porém, por isto, foi vítima de preconceito da própria família. Pois nem seus pais achavam que ele era normal.
Na Idade Média, muitos canhotos foram queimados na fogueira por causa de uma lenda que dizia que eles tinham poderes sobrenaturais e por isto poderiam desafiar os ensinamentos da igreja.
No Reino Unido, em 13 de agosto de 1976, surgiu o Dia do Canhoto. Por coincidência, o dia 13 de agosto é considerado místico por alguns esotéricos.
Muitos famosos são canhotos como: Bill Gates, Einsten, Ayrton Senna, Machado de Assis, Beethoven e Pelé.
Apesar de tantos mitos e lendas, os canhotos não merecem ser discriminados.
Luciana do Rocio Mallon


Nenhum comentário: