quinta-feira, 14 de julho de 2016

Lenda de Ibirubá


Esta lenda foi contada por dona Jussara Pereira, uma senhora indígena, ex-moradora da cidade de Ibirubá no Rio Grande do Sul e que me autorizou a postar a história na Internet.
Há muitos anos, no Rio Grande do Sul, existia numa aldeia uma índia chamada Jurema, que deu à luz a um bebê chamado Cauã. O problema é que os anos se passavam e o menino não crescia. Então a mãe do garoto rezou para Tupã:
- Tupã, por favor, faça com que meu filho cresça!
Este deus falou:
- Para atender o seu pedido é necessário um sacrifício de sua parte:
- Você deve jejuar três dias. Após isto junte sementes de mil flores e abra um buraco na terra. Depois jogue estas sementes com um pouco do seu sangue, neste buraco e em seguida cubra o local de terra. Após isto, seu filho crescerá em sete dias os centímetros que deveria crescer em sete anos. Não se esqueça de voltar ao mesmo local para agradecer a graça depois.
Assim, o milagre aconteceu e o garoto cresceu. Quando Jurema voltou ao lugar, viu uma árvore enorme e chamou a planta de Ibirubá que significa pitangueira do mato que está sempre em crescimento. Deste jeito, Tupã disse à índia:
- Daqui há vários anos, neste local, surgirá uma cidade com o nome de Ibirubá, a pitangueira que você batizou.
Dizem que o primeiro nome que a cidade de Ibirubá teve foi Colônia Barão de São Jacob. Porém, mais tarde recebeu o nome de General Osório, mas isto causou confusão com o nome de outra cidade. Então passou a ser denominada de General Câmara, porém isto também gerou problemas. No final da década de 30 um membro do IBGE viu a pitangueira do mato da lenda, ficou encantado e sugeriu o nome de Ibirubá à cidade.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: