quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Folhinha

Primeiro emprego, primeiro dia e a primeira ordem do chefe lembro-me bem, foi simples e ouvida com ouvidos bem abertos, postura solene e calma aparente.

- Você faz um favor, pega a folhinha que está encima de sua mesa e traz aqui pra mim?

As pernas saem de imediato em busca da missão, sem saber ao certo o que vão fazer, afinal, não dá pra dar bobeira, é preciso fingir que se sabe onde vai e o que quer, mas a ordem principal está na mente: Folhinha, folhinha, folhinha...

Meu Deus, além do vaso de flor com suas inúmeras folhinhas verdes, haviam uma multiciplidade de folhas de papel, de várias cores e tamanhos encima da mesa... Mil interrogações e a insegurança de perguntar ao colega ao lado, compenetrado nas suas próprias folhinhas... Bom, o jeito era agir com jeito e encarar a fera:

- Com licença, como exatamente é a folhinha que o senhor deseja? É que tem várias na minha mesa e...

- Várias? Não, traz qualquer uma delas...

A resposta foi tão seca e rápida, quase óbvia, que a reação foi uma só:

- Sim senhor.

As pernas me levam novamente com sua fingida segurança e leveza de quem entendeu tudo e não carrega mais interrogações na cabeça.

Lá estava a mesa, repleta de folhinhas... Encarei todas elas, e como em uma prova de multipla escolha, por eliminação ignorei as folhinhas verdes do vaso de flor, escolhi uma com mais conteúdo, outra que serve para anotações e uma dessas amarelinhas de grudar recadinhos ... Assim ele poderá escolher a que mais condiz com o seu objetivo não revelado. Imagina... quem sou para querer saber por que ele quer uma folhinha?

- Com licença, trouxe estas...

O olhar dele me gelou a coluna:

- O que é isso?

-Bom, eu... eu não sei ao certo qual folhinha o senhor se refere e eu trouxe estas...

- Não, não!! Eu quero a folhinha... Aquela folhinha, oras, aquela que é quadrada assim, que fica na mesa...

Minha cara não era mais de interrogação, mas de espanto comunal... Meu Deus, vou perder o emprego por causa de uma maldita folhinha!

- Você não sabe o que é uma folhinha? É aquilo que a gente consulta, que faz a agenda...

Eu fiquei na mesma posição e mil formatos e aspectos de folhas passaram pela minha mente.

- Aquela que a gente consulta o dia, o mês e o ano!!

Por fim, captei:

- Ah, o calendário!!!!

E ele confirmou:

-Isso! A folhinha!!!

O alívio veio junto com as risadas, da minha parte por compreender o que ele queria, e da parte dele por perceber que o problema não era de retardamento mental, mas de incompatibilidade vocabulística entre o Sudeste e o Sul do país. Foi assim, a duras penas que descobri que em São Paulo o calendário é folhinha, o semáforo é farol e o empadão é torta... Mas isso fica para outras histórias.

Nanci Kirinus
Http://www.nanciaki.zip.net

Um comentário:

Deisi Giacomazzi disse...

Para enriquecer mais ainda o seu vocabulário, lá vai: alguém um dia me pediu se na loja tinha fuinha!!! Fiquei daquele jeito que vc escreveu... ( ainda bem não era meu chefe)