segunda-feira, 17 de junho de 2013




minha namorada
chega a cara na rua
e sussurra
viva a república
e ninguém responde nada

minha namorada
olha cabisbaixa pro lado
e reclama
viva a ditadura
e ninguém responde nada

minha namorada
aparece pelada na janela
e grita
viva o anarquismo
e ninguém responde nada

minha namorada
dá três tiros pro alto
e suspira
viva o surrealismo
e ninguém responde nada

venhamos e convenhamos
essa minha namorada
não é de nada

ou então não
tudo ao contrário:
todos dizem sim
e tudo acaba
numa imensa batucada

 Leo Gonçalves

*

este poema, que está no meu "Use o assento para flutuar", escrevi sob uma certa revolta diante das coisas deste meu país da batucada em que você pode dizer e invocar as coisas mais urgentes e prementes e nada acontece, ninguém responde, ninguém se agita, ninguém se movimenta. ou se movimenta, é sempre e apenas para tocar tambor e depois fingir que nada aconteceu.

apesar de não perder de todo sua atualidade, eu estou emocionado de ver que nos tempos de agora, o caldo entornou e que, sim, milhares estão respondendo, gritando, se rebelando, não se deixando sujeitar. tudo sem (pelo menos por enquanto e espero que assim permaneça) um líder, um aproveitador, um zé ninguém cuspindo pretensão e politicagem, como sói há 500 anos nessa terra que ainda vai cumprir seu ideal.

bora pra rua e viva o vinagre!

Nenhum comentário: