sábado, 31 de outubro de 2015

Poesias de Jovino Machado

lúcifer no cio

seu próximo passo
é retocar o batom
e assassinar
o amor que não existe

seu próximo passo
é pintar as unhas
e furar os olhos
da menina triste
que quer ser madonna

seu próximo passo
é usar os novos brincos
e derrubar do viaduto
o menino pobre
que quer ser guevara

seu próximo passo
é escolher a minissaia
e comprar a alma

do último trovador



enxofre

nem o perfume

da chuva azul
da brisa da tarde
do azeite de oliva
do chanel número 5
da coxa da marlyn
do sexo selvagem
do vinho tinto
do quarto de hotel
do esmalte vermelho
do salmão defumado
dos versos vazios

vão dissipar o seu cheiro de enxofre





educação sentimental


como abortar um amor

não é uma lição

que pode ser estudada na biologia

mas pode ser apreciada

em qualquer antologia




cachorro

a palavra que me mata
é a mesma que me ressuscita
me agradar é difícil
como pisar na sombra
me desagradar é fácil
como cuspir pra cima
sou como um cachorro
vou onde me dão
comida e carinho
mas não é bom brigar comigo
tenho memória de cão vingativo
e fico imensamente triste
quando o mundo não me obedece

Jovino Machado nasceu em Formiga ( MG ), em 1963. Foi criado em Montes Claros e vive em Belo Horizonte. Publicou 15 livros de poemas: Só poesias (1981) , Em cantos e versos ( 1982 ), Uma mordida para cada língua ( 1985 ), Deselegância discreta ( 1993 ), Trint' anos Proust' anos ( 1995 ), Disco ( 1998 ), Samba ( 1999 ), Balacobaco ( 2002 ), Fratura exposta ( 2005 ), Meu bar meu lar ( 2009 ), Cor de cadáver ( 2009 ), Amar é abanar o rabo ( 2009 ), Cantigas de amor & maldizer ( 2013 ), Meu jeito bêbado de ser ( 2015 ) e SOBRAS COMPLETAS ( 2015 ). Tem poemas publicados no Suplemento Literário de Minas Gerais, Revista Poesia Sempre, Jornal Rascunho, Jornal Cândido, entre outras publicações. Publicou poemas e entrevistas com personalidades do teatro, do cinema e da literatura no no portal www.cronopios.com.br, na revista eletrônica GERMINA - REVISTA DE LITERATURA & ARTE e no blog Blog do jovino machado - UOL Blog...


Nenhum comentário: