sábado, 23 de abril de 2016

AMOR PERFEITO

HISTÓRIAS DE UM PIRAIENSE:

(Lauro Volaco)

Esta pequena flor era muito admirada por mim quando pequeno. Já começava a minha admiração, pelo próprio nome, pois não entendia o seu real significado. Era perfeita para quem se amava? Perfeita por simbolizar uma coisa que todos desejam, mas é utópico na sua plenitude? Perfeito porque uma amava a outra que com ela convivia? Perfeita porque ia se aprimorando desde o nascimento, para que cada dia ficasse mais perfeito que no dia anterior? Enfim, eram questionamentos que duvido até hoje, por mais sábio que você seja, não saberá me responder o sentimento que ela me transmitia!
Quanto ao colorido, que é uma de suas marcas registradas da beleza, podemos encontrar as combinações de: branco, amarelo, vermelho, laranja, azul claro, azul escuro, roxo claro, roxo escuro e marrom. Pode ser que eu tenha esquecido alguma cor, mas convenhamos, é de uma enorme variedade.
Hoje eu sei que o significado mais difundido é que representa um amor muito romântico e duradouro. Mas tem outro significado que eu nunca havia aprendido: as três cores que normalmente a compõe, fazem com que ela seja conhecida por poucos, como a “erva da trindade”, referindo-se à Santíssima Trindade. Mas se formos saber mais um pouco sobre ela, vamos ficar surpresos: a) é o símbolo da glorificação do trabalho: b) para os gregos, representava a deusa da estratégia militar, da sabedoria e das artes; c) para os franceses representava o “pensamento” e os amantes presenteavam suas amadas com esta flor para garantir que quando iam para a guerra e lá permaneciam, ficando muito tempo fora de casa, voltariam para reencontrar sua bem amada; d) significa também o amor de mãe, que é absolutamente perfeito. Mas paro por aqui, pois considero que já fui longe demais, em meus devaneios amorosos.
O que eu quero reforçar de minhas memórias infantis mescladas com alguma forma de pensar hoje, é que aquele formato achatado, muito colorido e muito lindo, me mostrava que alguém, de muito poder e de extremo bom gosto, criou aquela criaturinha perfeita, para nos fazer ver a nossa insignificância, mesmo quando consideramos que fizemos algumas coisas notáveis. Por mais perfeito que o façamos, quando paramos para refletir, sempre poderíamos ter feito melhor. Considero que é um chamamento de nossa atenção, quando as vemos ou simplesmente lembramos, que façamos as coisas as mais perfeitas possíveis!
Existe um ditado que diz que: “o ótimo é inimigo do bom”!

Portanto, não poderemos paralisar nossas ações buscando o momento para que sejam perfeitas, pois isto pode nos imobilizar e nunca nos tornarmos realizados como pessoas ou profissionais. Mas que não paremos por aí. Depois de fazer o mais perfeito, tenho a convicção que encontraremos novas maneiras de repensar usando os nossos novos saberes, para nos aperfeiçoarmos durante toda a nossa existência, fazendo com que o amanhã possa ser sempre melhor que o hoje. Este é o gosto que queria deixar no pensamento e na filosofia de cada um que ler esta minha crônica de hoje!

Nenhum comentário: