sábado, 9 de abril de 2016

Lenda de Aurea, a Cigana da Estátua de Ouro


Na Idade Média, existia uma cigana chamada Aurea, que era responsável por esconder os tesouros da caravana dentro de sua roupa, já que era muito magra. Para não chamar a atenção dos saqueadores, a carroça dela era feia e sem pintura, diferente das carruagens dos outros ciganos.
Um dia, quando Aura era criança, sua avó explicou:
- Sua missão é guardar o ouro do clã dentro de suas vestes. Mas se um dia algum ladrão roubar este tesouro de dentro de você, uma maldição cairá em seu corpo.
Os anos se passaram, a avó desta moça morreu e ela continuou a guardar as joias do seu povo dentro de suas roupas.
Num dia frio de inverno, no meio da estrada, um grupo de saqueadores atacou esta caravana. Então revistaram a todos e descobriram que Aurea escondia um tesouro dentro de suas vestes. Como a donzela não queria entregar a preciosidade, os ladrões mataram a pobre, jogaram seu corpo para dentro de um bosque, roubaram as joias e saíram correndo. Mais da metade daquele clã morreu no assalto.
Porém, o corpo de Aurea transformou-se numa estátua de ouro que ficou abandonada no meio do mato.
O tempo passou e algumas pessoas vieram morar perto daquele local, dentre eles uma menina chamada Valore. Um certo dia, os pais desta garota perderam o emprego e a situação financeira deles ficou muito ruim. Assim a garota teve a seguinte ideia:
- Tomara que chova e faça um arco-íris depois para que eu encontre o pote de ouro. Deste jeito resolverei os problemas econômicos da minha família.
Numa manhã abafada choveu muito. Mas depois veio o Sol e surgiu um arco-íris. Desta maneira, Valore saiu pela floresta em busca do seu objeto de desejo. Apesar do esforço ela não achou pote de ouro nenhum. Porém, de repente, ela tropeçou em algo e quando olhou para baixo, reparou que se tratava de uma estátua de ouro em forma de cigana.
Como um raio, a imagem transformou-se numa mulher e disse-lhe:
- Obrigada!
- Sou Aurea!
- Você me libertou!
- Em troca darei um pote de ouro para você.
Reza a lenda que a cigana Aura é uma entidade muito bondosa que atende pessoas com problemas financeiros, trazendo-lhes emprego e dinheiro. Ela veste um vestido dourado, várias joias em seu corpo e seu incenso preferido tem o nome de “chama dinheiro”.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: