sábado, 9 de abril de 2016

Lenda Sobre a Timidez dos Curitibanos e o Deus Stribog


Moro aqui em Curitiba e uma das características dos curitibanos é não trocar cumprimentos pela manhã, ou seja, eles não dão o tão famoso “bom dia” quando vê algum conhecido na rua.
Quando morei em outras cidades e dizia ter vindo da Capital do Paraná, muitas pessoas me perguntavam:
- É verdade que em Curitiba as pessoas não se cumprimentam, principalmente, pela manhã?
- Existe alguma razão para isto?
Como sou curiosa e tenho interesse por lendas, logo tratei de pesquisar este fenômeno e descobri que este fato tem uma relação com o deus Stribog, da mitologia eslava. Pois na capital do Paraná há muitos descendentes vindos do Leste Europeu.
Reza a lenda que Stribog era um senhor idoso que era deus dos ventos, tinha duas asas e morava numa ilha. Ás vezes, ele gostava de sobrevoar a Terra e observar o povo. Então este senhor notou que quando alguém dava “bom dia” pela manhã, no mesmo segundo, pegava tanto as energias positivas quanto as negativas da pessoa a qual ele cumprimentou. Se a energia ruim era forte, a criatura passava o dia inteiro de mau humor e triste. Por isto, Stribog resolveu proibir os cumprimentos matutinos em sua ilha e, por coincidência, a produtividade do povo aumentou.
Portanto, se você é de fora e achou estranho algum curitibano não responder ao seu “bom dia”, lembre-se: ele só está seguindo, mesmo que inconsciente, o conselho do deus Stribog.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: