quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lendas da Estátua Chamada Namoradeira


Namoradeira é o apelido daquelas esculturas, originárias de Minas Gerais, que só possuem cabeça, braço, ombro e busto. Elas são, geralmente, colocadas nas sacadas das casas.
Reza a lenda que no final da escravatura existia, no interior de Minas Gerais, um sítio chamado Fazenda do Urubu. Lá morava sinhá Iaiá que deixou todos os seus escravos livres para trabalharem onde escolhessem. Porém ela tinha uma mucama muito fiel e sonhadora chamada Ritinha que vivia reclamando que não tinha um namorado. Então Iaiá inventou um pretendente imaginário para esta empregada. Mas para concluir seu plano, Iaiá mentiu para a mucama, que um caixeiro viajante achou a moça muito bonita, se apaixonou por ela e pediu sua permissão para fazer a corte através de cartas. Desta maneira Iaiá escrevia cartas para Ritinha fingindo ser um homem apaixonado e que dizia esperar a amada, numa tarde, toda linda debruçada na janela.
Por isto, todas as tardes, Ritinha ia para a janela, colocava a mão no queixo e ficava sonhando com o pretendente. Um certo dia, Iaiá percebeu que a mucama estava há mais de 24 horas, na mesma, posição na janela. Assim esta senhora encostou a mão na empregada e notou que seu coração tinha parado. Desta maneira, médicos examinaram a donzela e concluíram que a pobre tinha morrido.
Na mesma noite, Ritinha apareceu para Iaiá num sonho:
- Patroa, por favor, mande fazer uma imagem da minha pessoa e depois coloque a estátua na janela. Pois só assim minha alma terá paz. Afinal preciso esperar meu namorado.
No dia seguinte Iaiá levou uma foto da mucama e pediu para que um escultor fizesse uma imagem grande do busto dela. Depois que a estátua ficou pronta, ela colocou a imagem debruçada na janela.
Deste jeito várias pessoas, que passavam em frente à casa da fazenda, acharam a escultura bonita. Por isto resolveram encomendar obras parecidas e apelidaram este tipo de estátua de namoradeira.
Reza a lenda que a Fazenda do Urubu foi destruída. Porém a imagem de Ritinha continua intacta lá.
Há uma superstição que diz que não é aconselhável uma moça solteira ter uma estátua destas em sua casa, pois ela impede que sua dona consiga um namorado por carregar a alma sofrida de Ritinha.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: