domingo, 10 de abril de 2016

Lenda da Cigana da Paleta Mexicana


Há cem anos existia uma cigana chamada Hibisco, que gostava de cozinhar e de tocar violão. Na culinária, ela sempre estava inventando receitas novas. Porém, como seu clã não aceitava que uma mulher tocasse violão, ela pegava este instrumento que pertencia ao seu falecido pai, às escondidas, e treinava no meio do mato.
Um certo dia, sua avó disse:
- Sei que você gosta de tocar violão, mesmo que isto não seja um instrumento considerado ideal para mulheres. Mesmo assim, para o seu bem, procuro fingir que não vejo nada. Por isto, estou entregando-lhe um presente precioso que está nesta caixinha de madeira e que só deve ser tocado em caso de emergência.
Hibisco abriu a caixa e ficou encantada ao ver que dentro tinha uma paleta de prata.
Uma vez esta caravana de ciganos entrou no México e montou acampamento. Assim Hibisco resolveu dar uma volta no novo local e avistou uma placa, numa loja de doces, falando sobre um concurso de guloseimas que oferecia prêmios em dinheiro para receitas originais. A garota resolveu se inscrever porque era boa na cozinha e os ciganos estavam precisando de algum auxílio financeiro. Deste jeito, naquela noite, a menina tentou inventar alguma receita, mas nada estava dando certo. Depois de muitas tentativas ela resolveu tocar violão com a ajuda da paleta misteriosa. Porém, no meio da primeira música, algo mágico aconteceu: da paleta de prata surgiram paletas feitas de madeira; frutas como morango, framboesa e amora começaram a flutuar no ar e o hibisco seco passou a voar como pássaro. Depois todos estes ingredientes foram para a panela e se misturaram. Após isto o creme que se formou foi para as formas de picolés junto com as paletas de madeira e tudo ficou geladinho. Então a cigana percebeu que uma nova receita tinha surgido e batizou o novo confeito de Paleta Mexicana. Desta maneira, a sua nova receita de sorvete ganhou o concurso. Por ter ganhado o prêmio, ela foi liberada pelo seu clã para tocar violão à vontade.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: