terça-feira, 12 de fevereiro de 2019


"No ano de 2018, fomos tomados com notícias de que vulcões despertaram depois de um longo período de sonolência: um foi o da Guatemala e o outro dos Estados Unidos.

Conviver com um vulcão fareja a proximidade do risco, do emergente, ele sempre rondará faminto, o chão e o teto da casa, os corpos e as almas dos que ali vivem.

O livro de poemas de Roberta Tostes Daniel, Uma casa perto de um vulcão, consagra a assunção do súbito, o susto e o convívio com nosso estado de efemeridade.

Decerto, ele deve ser a metáfora e a transfiguração daquilo que sucumbe e nos acocora, nos pondo como sentinela da casa mobiliada de sonhos, arroubos, vícios e virtudes.

Uma lição extraída ao ler a constituição física de um vulcão é a impossibilidade realística de confrontá-lo, de estancar a sua erupção devastadora, e a aprendizagem que remanesce é de se alguém tentar se rebelar e reagir, sofrerá com o rugido e a fúria de sua varrição.

A meu ver uma casa perto de um vulcão exprime estado de vigilância, o advérbio “perto” cinge uma fresta, indicando que há algo iminente – uma antecipada e silenciosa hecatombe.

Por outro lado isso se torna um tanto problemático, quando se pensa em uma fuga, já que as massas vulcânicas alcançarão em tempo mínimo e minúsculo o seu alvo.

Então se há perigo declarado e indeterminado, o porquê de morar próximo e ver diariamente o espelho da vertical finitude?

Carregar em silêncio a probabilidade de ser sitiado por fumaças quilométricas e lavas, de acordar num nebuloso dia entrelaçando os pés, as mãos e a cabeça – a cisão e a cizânia – desaparecendo qualquer noção referencial de lugar e direção segura para assim poupar a própria vida, admitindo para si o inexorável e imediato fim.

Roberta Tostes nesta obra tem um duto que interliga a natureza interior com a natureza exterior, há uma produção de sentido recuperada na releitura de si como ser partícipe deste conglomerado existencial.

A autora re-significa o torvelinho-mundo, projetando de dentro para fora, num espelho mimético de palavras; uma correnteza do experimentado, vivido e lido. Ela recria esta imagem interna e intensa, sem no entanto, incorrer no risco de dar apenas vazão ao fluxo de pensamento, escolhendo para cada cena uma cor, extraída de sua ampla paleta imagética, reverberando assim a sua expressão em um movimento próprio e belo.

Singra a impressão de que no seu artefato poético tem estampado a expressão do grito [espanto], tal como a famosa pintura de Edvard Munch, por meio de um olhar plástico, sensível e desvelador."

Jean Narciso Bispo Moura

* resenha publicada em dezembro no site Literatura e Fechadura. entre os diálogos propiciados pelo livro, ficou faltando divulgar esse interessante texto do Jean, que recorta realisticamente a imagem do vulcão para depois perpassá-lo com a ideia de iminência e de participação em uma natureza múltipla e plástica.

Nenhum comentário: