sábado, 20 de julho de 2013

Júlio Damásio morreu



O telefone toca uma, duas, três vezes, ele atende:
__ Alô!
__ Alô, quem fala ?
__ Aqui é o Damásio
__Olá, meu nome é Sofia, tenho aqui em aberto uma dívida de cinco mil reais, da financeira Aymoé.
__ Desculpe, mas pensava que essa divida havia expirado, tem mais de três anos anos.
__Expirou? Como assim.
__Caducou minha jovem.
__Ela esta bem sadia da cabeça, continua o registro de débito, senhor!
__ Hum... pensei que o tempo, mas não convém discutir legislação, eles as mudam tão logo o povo tem conhecimento de seu direito. De qualquer forma isso não tem mais valor.
__ Tem sim, e aumentou muito, mas estamos dispostos a ...
__Não me refiro ao valor monetário, querida.
__Então, vou estar mandando um boleto, no valor de...
__Eu sinto muito, sou José Damásio, Julio Damásio é meu irmão.
__ Posso falar com ele, seu José?
__ Não!
__ Por quê? Como assim? Preciso de uma resposta, onde posso encontrá-lo?
__Lamentavelmente no cemitério. Ele morreu. Perfuração de úlcera, sistema nervoso. Quando vocês deram busca e apreensão do carro financiado, depois de ter pago dois terços do veiculo, ele ficou .... Não que fosse apegado em bens materiais, era artista, mas transportava seus livros no carro, era escritor marginal...
__Marginal?nossa!
__A margem do meio editorial querida, era independente. Passou a carregar a literatura nas costas, não suportou o peso desse ideal. Como ele mesmo escreveu em seu epitáfio.
__ Epitáfio?.
__Breve Inscrição sobre lápides, em forma de poesia ou prosa.
__Eu sinto muito...
__Eu também, era meu irmão, e era um sujeito bom, sensível, e não por ter sido meu mano, mas era um ótimo contista...primava pelos desfechos de suas historias apesar de estar fora de moda.
- Então... vou estar a colocar .... me desculpe, vou recolocar o débito no arquivo morto. Mas por formalidade posso lhe estar mandando o valor por e-mail, o senhor pode desconsiderar, pura formalidade.
__Sim. Claro. josedamasio@hotmail. com. Se quiser, assim que eu receber cobrança lhe mando o epitáfio do meu irmão, tenho aqui o arquivo.
__Com certeza, quero! Mandarei já!
__...
__Recebeu?
__Estou lendo ... termi-nei...
__Está chorando menina?
__Sim! Foi muito tocante, me emociono com essas coisas, ele escreve muito bem, quer dizer escrevia.
__Nosssa!!!
__Que foi seu José?.
__Ainda bem que o Júlio não esta aqui, quer dizer, se estivesse vivo morreria ao ver esse valor.
__Eu sei...
__Ele deve estar num mundo encantado pelas letras. Mas se quiser procure prestigiá-lo, compre um livro dele nas livrarias Curitiba, deve ter algo encalhado, não teve publicidade a sua morte, se foi discretamente, como quem saí a francesa de uma festa. Nem uma nota do principal jornal da cidade, pelo menos, não no caderno de cultura, apenas um obituário em um pequeno jornal.
__Obituário?
__Nota de falecimento no jornal!
__Na frente da minha faculdade tem uma livraria,
__Se for qual penso, não perca tempo, lembro que meu irmão voltou dela e me disse que o dono dessa livraria alegou não ter espaço pra novos autores independentes.
__Tá, eu vou procurar os livros dele. Felicidades pro senhor, seu José. Fique com Deus, e seu irmão, que esteja com ele, eu vou comprar um livro dele...
__Obrigado, suas palavras são reconfortantes, bom trabalho, que eu também tenho que os meus afazeres agora.
__Mas uma vez eu sinto muito, me desculpe, tchau...
E assim, Julio Damásio desligou o telefone, foi escrever mais um continho para finalizar esse livro, ficando livre para sempre de outras ligações de cobrança dessa financeira.


JDamasio

Nenhum comentário: