quarta-feira, 31 de julho de 2013

um animal deitado à beira do rio



Serei sutil, digo, não me espere para o jantar
madame bovary? não
ou madame bovary c’est moi
e não serei sutil como clara
atirando cascas de amendoim no garçon
clara gargalhando em santelmo
no palco a atriz repete hay cadáveres
perlongher é um fantasma
e vaga perlongher vaga
entre a corrientes y a 9 de julio, clara
dormindo no trem para o cohglan
onde no supermercado a bolsa de todos os clientes
será revistada - mas serei sutil
ainda que mamãe diga: “poetas mentem”
e eu, eu mesma, não diga nada
se da janela não vejo
da janela vejo pasárgada,
lugar do azul inconsequente
e ainda eu, joana a louca de espanha
rainha e falsa demente
a que rasga
papeis ao vento
avance com meus cavalos quando o azul for silêncio
um silêncio tedioso
sobre o vidro que escurece e não mente
porque agora estou deitada na beira de um rio
e morro como um velho elefante, eu
esse bandeira menino
pois já sei que não há mais azul
nem telefone automático
sequer há reinado nem as histórias de rosa
da janela vejo já não vejo pasárgada
“mas nem tudo está perdido,
Luiza acordou sem febre”


[Inédito, publicado em http://revistamododeusar.blogspot.de/2013/07/poema-inedito-de-jussara-salazar.html


Nenhum comentário: