quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

TEOFANIA


De repente,
caí como morto
aos seus pés.
Arrastado por correntes,
esquartejado por punhais.
Foi tamanha a luz!
A sua cabeleira rubra.
A sua boca rubra.
A sua vulva rubra.
(Salamandras de fogo, corcéis incendiados nos céus.)
De repente,
no meio da rua,
uma menina cega me fazendo sinais:
ela me conduziu pela mão
a uma catedral de mil absides,
onde eu vi
com meus olhos impuros
o corpo estigmatizado
do Apóstolo.
Foi como se eu tivesse
subitamente nascido
e não soubesse pronunciar palavra alguma
na língua dos homens.
Meus cabelos ficaram brancos. E pretos novamente.
Chorei a noite toda.
De repente eu compreendi,
como num sonho:
tudo já aconteceu, só que invertido.
Quando dei por mim,
estava na casa de meus pais, coberto de incisões,
com um nome sagrado
tatuado no testa: Al Mutakabbir.
(Tudo é unânime. Tudo é hieróglifo.)
Hoje sei que viver pode ser glorioso.
Mesmo no mais abjeto
quarto de hotel.

Otto Leopoldo Winck

Nenhum comentário: