terça-feira, 22 de dezembro de 2015


Ando tão à flor da pele...
Sábado um rapaz se aproximou de mim e entregou seu poema impresso, uma amiga dele leu no recital.. Ele disse que - gostou de mim - e a reverência que as pessoas fazem à minha poesia me deixa sempre muda. Ele conversou comigo por alguns minutos, ele estava sofrendo com algo e tentou me dizer. Quando ele saiu, desabei. Estava na mesa com Márcio Claudino e Jandira Zanchi... Márcio ficou espantado, somos amigos desde o início deste século, as nossas partilhas passaram por várias etapas de nossas vidas, e o fato dele não me ver chorar antes, isto fez com que ele comentasse e estranhasse... O insuportável ano traz um desmoronamento, e seguem os incêndios, naufrágios...

Ando tão à flor da pele... Hoje é aniversário do Pipol e ele não está aqui... Hoje é aniversário da Ângela... quantas vezes esta amiga me acolheu quando me separei, quando era eu e três filhos pequenos ao redor, e ela era uma espécie de porto seguro, sua atenção, sua calma... Nossas conversas de mulheres guerreiras cuidando da criançada, acreditando em recomeços... Subir ao degrau 43 de um lugar para ouvir o Guego Favetti cantar, longas tardes na varanda falando da vida, e ela foi embora pra Recife e ela morreu tão cedo, maldito câncer que tolhe... E fica esta lágrima encruada, esta que os guerreiros sepultam, pois é preciso viver, é preciso ir adiante, o mundo anda muito triste... Esta é a época da hecatombe... Este é o século da nossa insônia... Este tempo diluído, a lama, a chama, a falta e a certeza de que ainda não aprendemos a aceitar a transitoriedade, a gangorra da paz e do inferno, o jogo da vida com seu sim e seu não... Foi, pessoalmente, um ano que me trouxe alegrias... Mas, quem, sendo humano, pensa apenas na sua própria pele? As mazelas existem, um dia você se sente usada, no outro se sente patética em situações que a vida traz... Depois percebe... Não há como parar a roda da vida, é continuar... continuar... continuar...

Bárbara Lia


Nenhum comentário: