segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ACONTECEU SIM E FOI HÁ MUITOS ANOS...



Como quaisquer crianças do interior, eles brincavam no quintal da casa da vovó, na querida cidade de Pirai do Sul. Brincadeiras saudáveis! Muita gritaria, muita emoção e risadas invadiam a cozinha da casa. No quintal havia um pinheiro, macieiras, laranjeiras, pereiras, uma árvore de caqui, figueira e naturalmente muito espaço verde para se brincar. Sem contar a criação de galinha e os muitos ovos que se colhiam no dia a dia. Alguns gatinhos também faziam parte da família. O casarão era feito de madeira, tinha uma área de entrada toda trabalhada que dava vista ao quintal e existia o sótão onde as visitas ficavam para pernoitar. E embalados pelos aromas do doce de figo e o do café fresquinho, feito no fogão a lenha, as mulheres papeavam e os homens em suas pequenas lojas suavam suas vestimentas para o ganho de cada dia.
De repente não se via mais uma voz, o menino não atendia... e a menina corria de encontro à mamãe e à vovó para dar a noticia... O Toni cai no poço! O Toni caiu no poço! Desesperadamente todos corriam para a edícula onde havia um poço bem fechado, mas só que no momento estava com uma parte quebrada. E olhando lá no fundo mal se podia observar o menino. Os homens da família (pai, tios e primos) se mobilizaram para a tentativa de puxá-lo, e felizmente com algumas escoriações e nem um pouco assustado, lá estava o menino sendo assediado pelos familiares. Parecia um milagre, pois ao cair uma taboa presa apenas de um lado o sustentou. E a pergunta que não queria calar se fez alta a gritar: “Como se deu isto, meu Deus?”

E o menino, na sua inocência, falou que um senhor velho de barba branca segurou a taboa, sustentando seu peso enquanto esperava que o socorro viesse. A família muito religiosa, com a descrição do menino se viu diante de um dos Santos da Igreja Católica. Hoje o Toni, pai, marido, filho, irmão, sobrinho, primo e amigo muito amado, segue a labuta da vida, evoluindo em sua jornada rotineira.

(Elisabeth Curi)
COLETÂNEA DE CAUSOS, CRÔNICAS E POEMAS "PIRAÍ DE ANTIGAMENTE"

Nenhum comentário: