segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

COISAS DOS CARNAVAIS PIRAIENSES

Num certo carnaval, um grupo de foliões estava reunido para decidir com qual fantasia iriam ao baile. Decidiram então que as moças vestiriam saias e começaram a confeccionar as vestimentas. Como sempre acontecia a reunião era realizada na casa de Sinhá Xavier.
Como muitas das participantes eram filhas ou netas de Sinhá Mossurunga ela volta e meia aparecia por lá a fim de fiscalizar o que estavam fazendo e censurava o cumprimento da saia, que era abaixo dos joelhos, mas que ela ainda as considerava muito curtas. As moças sabendo da visita da “fiscal” começaram a aplicar o golpe de baixar a cintura da saia na hora que Dona Sinhá aparecesse e davam a impressão de que estavam compridas, abaixo das canelas.
Porém na noite do baile algumas delas enrolavam a cintura para ficar com o joelho aparecendo. Isso era super sexy para a época!
Em outra ocasião, a fantasia que iria ser usada pelo bloco no carnaval que se aproximava, era segredo guardado a sete chaves, ninguém do bloco rival poderia descobrir.
O pessoal da estação resolveu fazer fantasias de pirata. Só que, nunca se soube como o pessoal da Vila descobriu e prepararam para o dia do baile uma das moças, a Polaca, que entrou minutos antes do bloco da Estação com a mesma fantasia que eles estavam usando, a fim de quebrar o impacto. Porém como os detalhes não lhe foram repassados, a moça lá se foi disfarçada de pirata.

O pessoal da Estação caprichou tanto que quando entraram logo após a Polaca, a quebra do segredo ficou despercebida.
(Luiz Fanchin Jr)

COLETÂNEA DE CAUSOS, CRÔNICAS E POEMAS "PIRAÍ DE ANTIGAMENTE"

Nenhum comentário: