sábado, 27 de fevereiro de 2016

Ar Condicionado na Sala de Aula é Para os Fracos, Pois os Fortes Usam Leque


Hoje assisti, na mídia, grupos de estudantes protestando pelo direito de ter ar condicionado na sala de aula. Já estudei em lugares quentes e posso dizer que o motivo desta algazarra toda é fútil. Pois os alunos têm motivos mais nobres para reivindicar, exemplos: salários bons para os professores, reformas em salas de aulas que estão aos pedaços e contra o desvio do dinheiro da merenda escolar por corruptos.
Na minha época de estudante, quando fazia um calor infernal na classe, eu pegava uma folha de rascunho, confeccionava um leque e me abanava. Mas tinham meninas que traziam leques decorados, comprados em lojas de presentes. Sem falar que num lindo dia, a professora de Educação Artística ensinou como fazer leque com palito de sorvete.
Desta maneira, eu escrevia a lição com a mão direita e com a esquerda abanava o leque. Assim passava de ano sem problemas e até hoje não morri por causa do calor na classe. Porém confesso que sofri com salas sem estruturas físicas quando eu estudei em estabelecimentos públicos. Porém sempre tentava reivindicar os direitos dos alunos e dos professores. Mas nunca me passou pela cabeça brigar por ar condicionado dentro da sala de aula.  Por isto, me espanto com esta juventude cheia de frescuras que em vez de protestar por problemas sérios, exigem futilidades como ar condicionado.
O pior é que ano passado, dei uma palestra sobre lendas para adolescentes, e um destes causos chamava-se Lenda do Leque. Então, uma adolescente me perguntou:
- Professora, o que é leque?
Desta maneira mostrei o objeto e expliquei a sua origem. Também dei a dica que é possível comprar este instrumento em lojas populares.


Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: