terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CARICATURAS DE MAMÃE

Acho que todos os que nasceram e cresceram na nossa Piraí do Sul, tiveram uma infância muito parecida: brincadeiras na rua, jogos de bola, bolinha de gude, cinco-marias, amarelinha, Etc.. Éramos crianças inocentes, alegres, felizes!
Mamãe era costureira e nós fomos acostumados com nossa casa sempre cheia de mulheres, seja auxiliando-a na confecção - lembro da Célia Sandrini Soares, Terezinha Sandrini Oliveira, Tereza Turra Dolato - ou as senhoras e moças com seus tecidos, folheando as revistas da moda na busca do melhor modelo de vestido ou tailleur.
Mamãe precisava de silêncio e concentração para realizar o corte nos tecidos e confecção dos trajes solicitados. Como toda criança, meus irmãos e eu éramos muito peraltas, muitas vezes levávamos uma "boa" palmada e/ou puxão de orelhas e/ou beliscão, isso quando não aparecia a vara de marmelo que descia valendo em nosso "popô". E após toda "tortura" ainda éramos contemplados com um castigo que consistia em nos colocar sob as mesas da sala de costura e só sairmos depois do corte do tecido.
Em 1968 nos mudamos para Ponta Grossa e qual não foi nossa surpresa ao virar as mesas da sala de costura, lá estavam as caricaturas de mamãe com proeminências diversas: seu rosto caricato com um enorme nariz, ou com grandes orelhas, grandes seios, grande barriga...enfim...

Cada pessoa tem um dom ou talento, algo em que ela é realmente muito boa. Meu irmão Luiz Otávio possuía talento e sempre teve facilidade em desenhar e quando éramos colocados de castigo sob a mesa, sua revolta e vingança se traduzia em caricaturar mamãe.
Enir Elaine Torres Nunes
COLETÂNEA DE CAUSOS, CRÔNICAS E POEMAS "PIRAÍ DE ANTIGAMENTE"

Nenhum comentário: