quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Lendas do Bairro Chamado Santa Cândida


Reza a lenda que quando São Pedro viajou para Nápoles, ele encontrou uma menina chamada Cândida, que estava doente, no meio da estrada. Então este apóstolo curou a criança e falou sobre o Cristianismo. Quando a menina chegou a sua residência falou sobre Pedro para seu tio, Aspreno, que procurou o apóstolo e por ele, também, foi convertido.
Cândida resolveu jejuar, fazer orações e converter fiéis ao Cristianismo numa gruta chamada Ara Petri. Um certo dia, um anjo apareceu e disse:
- Uma das suas missões é montar um cemitério para católicos aqui. Por isto, mais tarde, você será a padroeira dos cemitérios.
Porém um imperador que perseguia os católicos descobriu tudo. Deste jeito, Asperno tentou fugir para a África com sua sobrinha. Mas, eles foram descobertos, torturados e mortos.
Anos mais tarde, na Itália, acharam o corpo de Cândida que estava intacto e hoje encontra-se num túmulo de vidro dentro de uma igreja.
No ano de 1875, em Curitiba no Paraná, foi inaugurado um bairro chamado Santa Cândida. Naquela época havia uma beata muito devota apelidada de Nana, que ajudou a inaugurar a capela de Santa Cândida no local. Esta senhora tinha uma estátua desta santa e o seu sonho era que fosse inaugurado um cemitério naquele bairro, já que Santa Cândida é padroeira dos cemitérios.
Assim, algum tempo antes de morrer, Nana encheu a imagem de ouro e enterrou esta estátua no quintal. Deste jeito ela afirmou:
- Quando acharem esta imagem com joias em seu interior, será inaugurado o cemitério de Santa Cândida.
Dizem que em 1956 um casal de “carrinheiros” de papel, com seu cão de estimação, estavam passando no bairro. Quando, de repente, o cachorro começou a cavar. O casal desconfiando que havia algo debaixo da terra pegou uma pá e desenterrou a estátua, que se quebrou. Porém, apareceu o tesouro que estava dentro dela. Um ano depois, bem em 1957, o cemitério do bairro chamado Santa Cândida foi inaugurado e a profecia se concretizou.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: