quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Jussara Salazar

Os peripatéticos eram o círculo filosófico grego que defendia o pensar ao ar livre, em movimento, algo como o pensador perambulante, tendo a natureza como espaço de inspiração. Lendo agora "O pensamento - Sobre glúteos, cadeiras e imagens", de Norval Baitello junior, transcrevo esse trecho interessante, que me lembra o popular "tira essa bunda da cadeira um pouco" só que numa bronca de Nietzsche...:
"Foi Friedrich Nietzsche um dos primeiros modernos a chamar a atenção para o pensamento que não nasce dos músculos livres em movimento e da atividade também livre. E foi forte a sua afirmação: “Ficar sentado o menor tempo possível; não dar crença ao pensamento não nascido ao ar livre de movimentos livres, no qual também os músculos não festejem. Todos os preconceitos vêm das vísceras.

A vida sedentária [Sitzfleisch], já o disse antes, eis o verdadeiro pecado contra o santo espírito.” “Vida sedentária” é um belo eufemismo para “carne do assento”. Mas “carne do assento”, por outro lado, é uma tradução um tanto literal [e talvez mesmo inusitada para o português] para a palavra alemã Sitzfleisch, palavra de uso corrente popular, cujo melhor correspondente seria, em português do Brasil, nada menos do que “bunda”."

Nenhum comentário: