domingo, 9 de agosto de 2015

POEMA PARA MEU PAI (que tinha nome de rio)



O meu pai: Francisco,
o Véio Chico,
tinha nome de Rio.
Como um rio passou,
deixando a saudade de suas águas
no leito seco e calcinado do meu peito.
Meu Pai era um rio caudaloso,
no seu modo rude e intenso
de viver e sustentar
radicalizadas opiniões.
Não foi famoso,
não ganhou medalhas,
não recebeu subornos,
não frequentou escolas,
- nem lhe sabendo explicar
a letra bonita -
mas criou, com amor,
três filhos:
ilhas protegidas em leu leito,
que não secava nem em tempo
de ausência de moedas
ou de chuvas.
O meu pai faz anos que evaporou,
virando nuvem a sombrear-me o caminho.
Hoje, a lembrança de meu Pai é o meu caminho.
Ele, que sempre procurou trilhar o caminho do Pai.

José luiz dos santos

- por JL Semeador, em 09/08/2009, para meu pai, Francisco Bispo dos Santos –

Nenhum comentário: