quinta-feira, 24 de setembro de 2015

HOMENAGEM A PIRAÍ DO SUL


Piraí querida!
Quanto lembrar de você
Lembranças tão boas...
Saudades que trago em mim
Da sua gente bondosa
Da acolhida generosa
Com que você nos recebeu
Quando, anos e anos atrás,
Fizemos aí nossa morada;
Não foi por muito tempo
Mas o suficiente
Para você nos cativar
E não querer ir embora
Nunca, nunca mais ...
Mas nós continuamos aí
Pois você está em nós
Impregnada na alma
Do sentir seu sangue bom...
Trazemos conosco,
O manto com o qual,
Ao chegarmos nos cobriu...
Piraí de mim
Dos meus
Piraí dos seus
Onde aponta o dedo de Deus
Pra abençoá-la ainda mais...
Piraí dos meus ais de saudade
Mãe da tranquilidade
E da paz que é de você...
Piraí das graças
Das praças
De raça boa
Piraí das matas verdes
Do matar da sede
Daqueles que sedentos
Buscam a sua acolhida
Pra se sentirem em casa...
Piraí das grandes araucárias
Com seus pinhões colhidos no chão
Assados lá mesmo sob as árvores
Ah... quanto fiz isso... que saudade...
Piraí das hortências e agapantos
Brotados assim... tão azuis,
Nos canteiros dos jardins...
Saudosa e alegre Piraí do Sul
Dos bailes tão animados
Dos tantos amigos deixados
Porém nunca, nunca esquecidos...
Piraí de Nossa Senhora
Das Brotas, do santuário,
Das barraquinhas lotadas
De tantos penduricalhos
Contornando a bela igreja
Bem no centro, imponente
Toda cercada de gente
Festejando, congraçando
Alto-falante animando
Cabreúva não faltava
E as pipocas pipocando,
Alegria em profusão
Crianças de lá pra cá
Ah, meu Deus...como era bom...
Que saudade isso me dá...
E então, o que dizer
Do colégio lá no alto
Tão lindo, tão majestoso
Cartão postal da cidade
Onde sempre imperou
E creio que ainda impera
Excelente educação...
Irmãzinhas Marcelinas,
Coração e alma boas
Vocês sempre tão presentes
Me ajudaram em tantas coisas
Ensinaram o melhor
Para os meus queridos filhos
Quando eles tão crianças
Tiveram o privilégio
De estudar aí com vocês...
Piraí, tão terna e eterna
Cidade do coração
Paixão pela sua gente
Amor pelo seu solo
Que nos dias muito frios
Me aqueceu com seu colo
Nos fez gostar de você
Feito fôssemos seus filhos;
Piraí... quanta saudade
Dos nossos tantos amigos
Ah... que saudade eu tenho
Dos amigos dos meus filhos
Daqueles ajuntamentos
Bem em frente à nossa casa...
Saudades das serenatas
Saudades dos meus vizinhos
Tão amáveis... tão solícitos...
Volto aí e me deparo
Com tantos... tão sempre iguais...
Gente que nunca envelhece
Volto aí e percebo que ao crescer,
Você Piraí querida
Se tornou mais bela ainda...
Volto aí, e recebo de todos
O mesmo acolhimento
Que eu sempre recebi.
Que saudades, minha linda...
Beijo você tantas vezes
E me curvo em gratidão
Piraí, amor eterno
Guardado dentro de mim

Bem aqui no coração...

Jorge Abrão.
CONCURSO DE CRÔNICAS E POEMAS "PIRAÍ DE ANTIGAMENTE"

Nenhum comentário: