quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Nossa Infância


Nossa infância em Pirai foi repleta de alegrias, brincadeiras e peraltices.
Vou simplesmente relatar alguns fatos, esperando que “os personagens” se identifiquem e curtam estas lembranças.
Quem se lembra de algumas pescarias e acampamentos no tanque de uma olaria lá no Butiá? Quando era fisgado algum peixe (cará, lambari ou traíra) saímos correndo e gritando:
- Batatinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Naquela mesma propriedade fizemos algumas “maldades”, tais como: caçar rolinhas, fazer guerras de pelota de argila e até mesmo assar churrasco na boca do forno de queima de tijolos.
Sem contar que num certo dia, no retorno para a cidade, todos de bicicleta (naquele tempo era bicicleta e não bike) ouvimos um forte barulho oriundo do mato, nas proximidades da bica de água; lembro só do “tropé”; teve um que até carregou a bicicleta nos lombos....
E o campinho da Gerça, quantos “corridões” levamos. Um dos “atletas”, quando ficava irritado, levava as traves e a bola para sua casa.
Tinha também o barracão aonde íamos “caçar” morcegos, ou melhor: “vampiros” para dar mais emoção.
O tanque do Zé Mico, onde tomamos muitos banhos e também muitas pescarias.
As “praínhas” do Vete, do Orestes e da Apolônia, refrescaram muito de nós; quantas vezes (muitas escondidas de nossos pais) frequentamos aqueles locais?
O time de futebol de salão do “Paraná”, cujos treinamentos eram realizados na quadra do Clube União Piraiense, disputando varias partidas nas cidades da região;
Numa das viagens, acho que para Carambeí, um dos nossos amigos, hoje comerciante, chegou num restaurante e foi perguntando: “O moço, quanto sai este kochito?”, se referindo ao chocolate da moda: Chokito.
O morrinho, local de manobras da estrada de ferro, aparentava ser uma elevação gigante, da qual descíamos felizes a bordo de pedaços de papelão.
São apenas algumas reminiscências, cujo objetivo principal é relembrar nossos bons tempos na nossa terra natal.

George Abrão

CONCURSO DE CRÔNICAS E POEMAS "PIRAÍ DE ANTIGAMENTE"

Nenhum comentário: