quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O PERFUME DA GIESTA


No início da primavera, à noite, em Piraí do Sul, um doce e delicado perfume invadia o ar. Era o início da florada da giesta, uma planta arbustiva que produzia belas e olorosas flores amarelas, ficando recoberto por elas. E como em Piraí muita gente a tinha plantada em seus jardins, na cidade toda, os moradores deliciavam-se com ele.
Sobre a giesta existe uma história muito bonita, pois depois de Jesus nascer, o Rei Herodes mandou matar todos os meninos recém-nascidos para eliminá-lo. Só que, um dos ajudantes do cruel rei, para evitar que se matassem muitas crianças, sugeriu que na porta da casa de Jesus se colocasse um ramo de giesta, pois dessa forma os soldados de Herodes saberiam onde o Menino estava. Porém, no dia seguinte, quando os soldados procuraram a casa ficaram espantados, porque todas as casas estavam enfeitadas com gistas nas portas. Dessa forma, essa bela planta está associada à tentativa infrutífera de matar Jesus.
E por isso, em Portugal, na sua região norte, a todos os dias 1º de maio é comum ver-se ramos de giestas decorando as portas das casas, pois segundo a crença popular, a giesta tem a propriedade de afastar o diabo e o mau-olhado das casas.
Coincidência ou não, como o Senhor Menino Deus é o padroeiro da cidade de Piraí do Sul, talvez a profusão de giestas que lá existiam, ou ainda existem, esteja relacionada com isso, pois esta linda e aromática flor significa preferência e renovação.



George Abrão 
CONCURSO DE CRÔNICAS E POEMAS "PIRAÍ DE ANTIGAMENTE"

Nenhum comentário: