domingo, 6 de março de 2016

CARONA EMPOEIRADA

O Colégio Santa Cruz, de Castro, era famoso por sua disciplina e pela qualidade de ensino que oferecia aos alunos, tanto que vinha gente de todos os lugares do Paraná e até de outros estados para ali estudar. Muitos piraienses lá estudaram, entre eles o Antoninho Fanchin, o Telô, o Arizinho Linhares, o Paulinho Gióstri, o Ari Fanchin, de Jaguariaíva, o Zé Marcio Peixoto de Jacarezinho e muitos outros. Levantávamos por volta de 6 horas. A primeira coisa que fazíamos era ir até a Capela, onde quase todos os dias tinha a Santa Missa. Às 7 íamos para o refeitório tomar café e logo em seguida para as aulas. Ao meio dia era servido o almoço. Tínhamos em torno de 3 horas de lazer, sempre acompanhados pelos “vigilantes”. Normalmente íamos até o campo de futebol do Caramuru, na Ronda, onde fazíamos uma partida. Mais ou menos 4 horas da tarde nos recolhíamos na sala de estudo e de lá saímos para o jantar. Após o jantar mais uma hora de lazer e depois novamente estudo e cama. Eu era interno e quase não tinha folga aos Domingos, pois sempre tinha a Missa, aulas de religião e sessões de estudo das matérias do ginásio. Uma ocasião consegui licença para visitar meus pais em Pirai. O trem da manhã já tinha passado e o da tarde demoraria demais. Fui a pé até a saída para estrada do cerne, na esperança de conseguir alguma carona. Aquele tempo era comum carona, não havia assaltos e todos se conheciam. Lá estava eu quando o Edi Volaco parou, ao meu sinal. Ele era conhecido do meu pai e perguntou se queria carona. A cabine estava lotada e sobrava um lugarzinho na carroceria. Não tive dúvida, topei a parada, pois pretendia chegar em Pirai ainda de dia. Quando lá cheguei agradeci ao Edi e fui para casa tomar um banho, pois estava inteiramente coberto pela poeira vermelha da estrada.

(Luiz Fanchin Jr)

COLETÂNEA DE CAUSOS, CRÔNICAS E POEMAS "PIRAÍ DE ANTIGAMENTE"

Nenhum comentário: