segunda-feira, 14 de março de 2016

Lendas da Danceteria Boneca do Iguaçu

Num sítio do interior do Paraná, nos anos cinquenta, existia uma menina chamada Dolores, que todos na região chamavam de Doll. O sonho desta menina era ter uma boneca, mas como sua família era carente, nunca seus pais podiam presentear a pobre no Natal. Um certo dia, ela orou:
- Meu anjo da guarda, quero tanto uma boneca!
Uma semana depois, sua família foi ao enterro de uma conhecida. No meio do cemitério, em um dos túmulos, havia uma boneca e Dolores pegou o brinquedo sem ninguém notar. Quando chegou a sua residência, a mãe perguntou-lhe:
- De quem é esta boneca?
A menina mentiu:
- Ganhei de uma moça no velório.
A partir daquele dia, a garota não se desgrudou mais do brinquedo.
O tempo passou e Dolores tornou-se uma linda adolescente, de olhos azuis, pele branca brilhante como a porcelana e cabelos castanhos. Um certo dia, um caxeiro viajante passou pelo sítio, seduziu a pobre que ficou grávida. Sua família ao descobrir isto, expulsou Dolores de casa, que fez uma mala e levou sua boneca junto. A jovem pediu carona na estrada e veio parar em Curitiba. Mas quando chegou à capital do Paraná, a moça perdeu a criança e passou a se prostituir na Rodovia das Praias. Para isto ela colocava roupas provocantes e uma peruca loira. A música favorita de Doll era uma que tinha este refrão: “boneca cobiçada / nas noites de sereno / seu corpo tem veneno...”
Num certo domingo à noite, esta moça resolveu descansar perto da sua casa, que ficava entre a fronteira entre Curitiba e São José dos Pinhais. Mas naquela noite ela ouviu a sua canção predileta saindo de um clube dançante. Então esta jovem se vestiu com decência, pegou sua boneca e foi até o local. Mas lá mulheres não podiam entrar sozinhas e prostitutas não eram bem-vindas, pois o ambiente era familiar. Então a moça pediu para que um vizinho pudesse lhe acompanhar e mentir que ela era vendedora. Quando Doll chegou até a esta danceteria ficou encantada com o nome do estabelecimento, que se chamava Boneca do Iguaçu. Ela, também, gostou de saber que o lugar foi batizado de Boneca porque os antigos proprietários sonhavam em ter uma filha, pois o sonho de Dolores era ficar grávida de uma menina, também. Além disto, esta mulher ficou tão encantada com a magia do ambiente, que passou a reservar as suas noites de domingo para frequentar este local.
Porém num dia de semana, durante o exercício de sua profissão, um maníaco matou Doll e jogou seu corpo no Rio Iguaçu. Mas reza a lenda que todo o domingo, o corpo desta moça saia do rio para dançar na balada chamada Boneca do Iguaçu e quando tocava a música Boneca Cobiçada, o salão inteiro brilhava e um aroma de rosas tomava conta do ar.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: