sábado, 12 de março de 2016

Lenda da Cigana do Pirogue


Na Idade Antiga, alguns ciganos montaram acampamento no Leste Europeu, entre eles estava a cigana Anielska, que era uma excelente cozinheira. Então ela resolveu passear por uma vila. No meio do caminho, esta donzela encontrou uma moça grávida, que tinha uma certa deficiência neurológica, e que chorava sem parar. Então Anielska perguntou:
- Moça, por que está chorando?
A gestante respondeu:
- Porque estou com desejo de comer a Lua crescente. Além disto, minha mãe me enganou ontem. Pois ela cortou o queijo em formato de meia-lua e falou que era o satélite natural. Porém quando eu comi este alimento, a Lua continuou no céu.
Deste jeito a cigana disse:
- Por favor, sossegue que eu trarei a Lua para você saborear. Então fique quieta aí, que eu já volto.
Assim Anielska voltou para seu acampamento e resolveu cozinhar um enorme pirogue, que é um pastel em forma de meia-lua. Desta maneira, ela trouxe o alimento até a grávida e exclamou:
- Aqui está a Lua para você!
Como era uma noite de eclipse lunar, a grávida olhou para o céu e como não viu nada, acreditou em Anielska.
Reza a lenda que a cigana Anielska é a protetora das gestantes que possuem desejos de comer alimentos inusitados. Por isto, quando uma grávida sente vontade de se alimentar com uma comida difícil de encontrar, basta orar para Anielska que a família da gestante consegue achar o alimento tão desejado.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: