sábado, 23 de agosto de 2014

Lenda do Monstro da Pedra Azul


Há quinze dias gravei num canal de TV uma entrevista sobre lendas urbanas. Lá, nos bastidores, fui recebida pelo maquiador Jhonny, que me contou sobre a lenda do monstro da Pedra Azul, que habita o vale do Jequitinhonha. O moço explicou que este monstro é uma espécie de lobisomem com pelos azuis que sai nas noites de Lua cheia com o objetivo de engravidar mulheres.
Após a conversa procurei informações sobre este monstro em portais virtuais e em livros. Porém, caminhando na praça em frente a minha residência descobri dona Martha, uma idosa que morou no Vale do Jequitinhonha, e que relatou o seguinte causo:
Na época do Brasil Colônia havia uma mãe-da-água, uma espécie de sereia de água doce também conhecida como iara, numa vila apelidada de Pedra Azul. Pois, segundo esta lenda existia uma pedra azul ao lado lagoa onde esta linda criatura, que também era da cor anil, habitava. Por coincidência, era em cima desta mesma Pedra Azul que a mãe-da-água costumava se bronzear ao Sol.
Naquela aldeia nasceu Pedro, o sétimo filho de uma família de lavradores. Pelo fato do rapaz ser o sétimo, logo surgiu o boato de que o menino viraria lobisomem quando entrasse adolescência.
O tempo passou e ao completar treze anos de idade, Pedro transformou-se num monstro na primeira Lua cheia depois de seu aniversário. Então, este lobisomem foi esconder-se na lagoa da Pedra Azul. Mas, quando chegou lá apaixonou-se pela mãe-da-água que sentiu o mesmo por ele. Porém, a iara sempre avisava ao seu amado:
- Por favor, só posso amar você em cima desta pedra azul. Por isto, nunca insista em entrar na lagoa porque o meu instinto me obrigará a devorá-lo.
Uma certa noite, uma criança apareceu morta num matagal e o povo da aldeia acusou Pedro de ter matado a pobre enquanto estava na forma de um lobisomem. Por isto, a população correu atrás deste rapaz com a intenção de linchá-lo. No meio do desespero, o homem correu, pulou na lagoa da Pedra Azul, foi devorado pela mãe-da-água e morreu.
Porém, o que ninguém sabia é que a iara estava grávida e depois de nove meses deu a luz a um bebê.
Um certo dia uma fazendeira rica, que sonhava em ter filhos mas nunca conseguia, estava passando pela lagoa da Pedra Azul, viu um neném chorando em cima desta rocha e o adotou.  A mulher batizou o menino de Joaquim. Mas, quando o moleque completou treze anos, na mesma noite, ele foi até a lagoa da Pedra Azul e transformou-se num monstro de pêlos azuis com garras prateadas. Lá ele avistou uma mãe-da-água que contou-lhe:
- Na realidade você é filho de uma iara azul e de um lobisomem. Por isto, agora seu destino é virar o monstro da Pedra Azul.
Apesar disto, Joaquim conseguiu manter o seu segredo, virou fazendeiro e teve três esposas.
Quando ele faleceu, foi sepultado em um túmulo fechado. Mas, no dia seguinte, a sepultura rachou e apareceram pelos azuis entre as fendas. Por isto, a sepultura foi consertada. Porém, rachaduras e pelos azuis surgiram de novo.
Assim, nasceu a lenda de que Joaquim saía do túmulo e transformava-se no Bicho da Pedra Azul para seduzir mulheres nas noites de Lua cheia.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: