sábado, 30 de março de 2013

Lenda de Ostera e o Coelho da Páscoa




Há muitos anos atrás, na Europa, existia a deusa Ostera que simbolizava a fertilidade e a primavera.
Esta entidade gostava de Arte e um dia ela estava pintando quadros. Quando, de repente, uma passarinha botou ovos na torre de seu castelo e pediu para que Ostera os pintasse em troca do seu lindo canto. Assim, surgiu as pêssankas, que são ovos pintados e Ostera tornou-se uma grande amiga desta ave.
Um certo dia, um caçador atirou pedras nesta passarinha e a deixou muito ferida. Então a deusa, em seu passeio matinal, encontrou sua amiga ave muito machucada, que disse-lhe:
- Por favor, eu sei que você tem o poder de me salvar.
Deste jeito, Ostera comentou:
- Como você está quase morrendo, não tenho como lhe devolver a vida neste seu formato, mas posso transformá-la em outro animal.
Após estas palavras, a entidade jogou luzes na passarinha e a transformou em uma coelha.
Mas, o problema é que esta coelha não passou por uma transformação total e continuou a botar ovos. Mesmo assim, este animal pintou e decorou os ovos e deu de presente a Ostera. Porém, um dos ovos quebrou e dentro dele saiu um doce muito delicioso. Desta maneira, a coelha disse:
- Não posso ter mais filhotes, porém posso parir doces deliciosos para você, que me salvou a vida.
Com o passar dos anos houve as misturas de muitas festas: Páscoa dos Hebreus, Ressurreição de Cristo e Primavera da Deusa Ostera.
Por causa da lenda contada acima é que o coelho é um dos símbolos da Páscoa e as crianças são presenteadas com ovos de chocolate.

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: