sábado, 1 de agosto de 2015

O PINHEIRO E A GRALHA AZUL


(Elane Rangel – poetisa carioca)

O que mais me contagia
nos meus passeios no sul,
é ver a graça e a magia
do vôo da gralha-azul.
Para perpetuar a vida
da araucária na região,
voa a gralha, destemida,
carregando o seu pinhão.
O pinheiro simboliza
o Estado do Paraná;
a gralha-azul,eterniza
sua permanência lá.
Os pinheiros – que beleza !
quanta graça neles há …
dão mais vida à natureza,
enriquecem o Paraná !
Pra conservar o pinheiro
como um símbolo do sul,
temos que zelar, primeiro,
pela nossa gralha-azul.
Diz a gralha: homem, reparte
com a terra o teu pinhão !
eu já fiz a minha parte,
eu já dei o meu quinhão !
Com as reservas, precárias,
de terras livres no sul,
pra plantar, hoje, araucárias,
só se for a gralha azul !
A gralha-azul perpetua
a vida das araucárias;
com habilidade, atua,
cultivando aquelas áreas.
Semeia a gralha, sensata,
a floresta de pinheiro,
e o homem vem e a desmata
por ambição do dinheiro!
Vem a gralha-azul e enterra
o pinhão no seu celeiro,
o que faz brotar da terra
as florestas de pinheiro.


Nenhum comentário: