quinta-feira, 5 de setembro de 2019

O mar e a vida




Eu adoro o mar; nele existe alguma coisa de especial que me envolve
Que me fascina, absorve-me, me mete medo e me inspira respeito
Gosto de observá-lo à distância, quando ele está revolto ou sereno
Sua braveza me excita, sua mansidão ameniza o meu ser agitado.
Quando o vejo, a minha imaginação se torna um gigante e cria asas
Penso nos seus mistérios, sua imensidão, profundezas e segredos
Respeito a sua soberania, a sua ousadia, suas leis e seus critérios
Vendo-o de perto. Comparo o mar com a vida e a vida com o mar.

O vento é nosso destino e o tempo nossa bússola. Nossa vida é o mar
Somos barcos navegando, ora em águas calmas, ora em águas agitadas
Desde muito cedo, devemos aprender a navegar e a conhecer a solidão.
Vencer o medo, obedecer às regras do vento, para o barco não afundar.
De onde partimos nós não sabemos, o nosso destino é outro segredo
Não se deve remar contra a maré, nas horas das tempestades e trovões
Deve-se ter paciência. Respeitar o perigo. Esperar o vendaval passar
Não esquecer que ora sopra ventos traiçoeiros, ora ventos favoráveis.

No mar de nossas vidas existem muitas ilhas, muitos rochedos e portos
Muitas dificuldades, subidas e descidas, águas desconhecidas a singrar
Os nossos sucessos e nossas derrotas dependem de cada um de nós
Nossas conquistas são resultados de nossas lutas, nossa garra e talento.
Não adianta cruzar os braços, reclamar, ficar esperando a sorte ajudar
Quem espera tudo acontecer não consegue nenhuma meta alcançar
É um barco desgovernado, navegando contra a vida e, contra o vento
Não atingirá a lugar nenhum, pois vai ser tragado e devorado pelo mar.


Concita Weber 

17 de julho de 2011 

Nenhum comentário: