domingo, 4 de agosto de 2013

o meu escritório

Luiz Felipe Leprevost

é o meu escritório. o meu escritório fica em qualquer lugar que venda cerveja gelada? aqui a mais gelada da cidade. além de tudo, aqui velhas pérolas do cancioneiro abolerado paraguaio-brasileiro, elas são diuréticas. no banheiro o cheiro de limão no gelo se mistura às canções mijadas pelos frequentadores voltando pro teu nariz empapuçado de versos tristes. a Miroca, cansada santificada há mais de 37 anos dona do bar, sabe bem que conquistar clientes é conquistar pentelhos. sou um desses? só se sou o famoso Pentelho Consigo Mesmo pelo fato de viver sozinho por aí por aí por aí e por aí. digo, nunca pendurei nem pedi de cortesia uma porção de amendoim que fosse. sou pentelho? sou sozinho. bom, todo mundo sabe que existem as companhias de copo e as companhias de corpo. veja, no meu caso, o que vai dentro do copo é minha única companhia de corpo – moça de composto nome Estupidamente Gelada e a partir de certo horário só lembrada pelo sobrenome Destilado, Lady Destilado. há muitas maneiras de se referir a um amigo alcoolizado. uma delas: estava podre de bêbado. outra: saiu daqui miando. é assim que Marica me conhece, Sr. Estava Podre de Bêbado, vulgo Saiu Daqui Miando. Como sei que ela só pronuncia tão simpáticas palavras pelas minhas costas com os outros clientes, para os quais geralmente não dou a mínima pelota, acaba que eu mesmo, quando estou descendo a Saldanha Marinho na direção de casa, falo comigo: Sr. Podre de Bêbado, hoje você saiu de lá miando, meu Deus, como você tem se estragado, você vive assim, meu caro, Saiu Daqui Miando, daqui, de lá, do velho Pub, miando, que ridículo, Sr. Miando...


Nenhum comentário: