segunda-feira, 4 de março de 2019


Eu me autoproclamo
Mandarina! Czarina!
Primeira Ministra!
Primeira Bailarina!

Às margens plásticas
Dos rios mortos pela lama
Eu me autoproclamo
Honrada Dama!
Perfeccionista! Equilibrista!
Poeta! Ambientalista!

Diante do assombro
Do cotidiano
Eu me autoproclamo
Rainha! Do polvo trabalhador!
Suado, pobre, carente, sofrido...,
Esquecido em sua dor.
Nobre de caráter.
Porém, frequentemente, injustamente
Confundido com bandido.

Por amor à minha gente:
Excluídos, indigentes...
Eu me autoproclamo
Presidente!

Para os excludentes
Pintados de amarelo desbostado,
Alienados.
Eu me autoproclamo
Alienígena!

E, por ser Indígena, Negra, Branca,
Cafuza, Mameluca,
Singular mistura brasileira:
Vermelha como Brasa!
Eu me autoproclamo
Sensível Humilde
Feliz Ser Humano!

Angela Gomes


Nenhum comentário: