sexta-feira, 16 de maio de 2014

Não, o meu inferno não é outro. Quem sabe o outro seja meu espelho, água movente que me retrata.Devo ter sido inferno ou pesadelo de outros que me quiseram longe, no campo profissional, isso acontece com muitos. Pensar que onde cabe o amarelo, o vermelho, não pode entrar o azul deve ser sintoma grave de algo que ainda não consigo identificar. Não penso assim. O outro me amplia e ilumina. O outro me provoca, me inquieta e me faz pensar e sonhar. E me faz brigar também, como quando rebenta a onda e se refaz na sua eterna resiliência.

Constato o que penso em outras vozes, no meu semelhante das ruas, ônibus e no meu semelhante que habita minhas leituras. Abri a madrugada com o livro "Temps de Crises" de Michel Serres. Devo ter perdido muita coisa importante porque meu francês não dá conta de tudo: " Nous avions coutume, au moins en Occident, de considérer l´autre comme un rival, un adversaire, un ennemi même" (...) p 66. Depois ele fala das ciências exatas e das ciências humanas, do individual e do coletivo. E por aí vai e por aí vamos. Sei que vou reler o livro imediatamente para a saudável recomposição das minhas metáforas, nos tempos de violência no Brasil e no mundo.

Glória Kirinus

Nenhum comentário: