segunda-feira, 21 de maio de 2018

Assionara Souza por ela mesma



Escrevo desde muito cedo. Na adolescência, já enviava textos a concursos literários e fui contemplada em alguns. Mas o primeiro livro publicado é de 2005. Leio muito e tento acompanhar a produção literária e cultural contemporânea. Minha produção é motivada tanto por experiências que vivo no meu cotidiano quanto por minha relação com outras artes. A música, por exemplo, me ajuda muito a produzir literatura.

Meus personagens são pessoas que poderiam passar despercebidas se transitassem na realidade. Gosto de enxergar luminosidades em figuras aparentemente apagadas e sem brilho. Interesso-me por anônimos e talvez eles estejam presentes em minha obra como uma forma de chamar atenção para a beleza que se revela quando ninguém está olhando.

Os bons autores me influenciam; tanto poetas quanto prosadores. Acho que a literatura é uma arte que não se deixa baratear. Se o livro é ruim ele pode até fazer um sucesso quando publicado, mas não resiste muito. Eu levo isso em consideração quando escrevo. Me inspiro em nomes como Osman Lins, Julio Cortazar, Virginia Woolf, Maguerite Duras, Wislawa Szymborska e os russos todos. São muitos.

Sobre o mercado editorial brasileiro, penso que precisa melhorar muito. As feiras e a crítica estão todas centralizadas em obras escritas por homens, não acho que seja necessário abrir cotas para mulheres, mas pelo menos dar visibilidade ao trabalho de autoras que estão produzindo muito e obras excelentes, mas que não chegam aos leitores como deveriam. Só precisavam chegar aos leitores, pois a partir daí a qualidade da obra iria garantir sua permanência; é dessa abertura que precisamos.

Assionara Souza

fonte : http://sites.uem.br/cedoc-lafep/indice-de-escritoras/letra-a/assionara-souza/assionara-por-ela-mesma

Nenhum comentário: