terça-feira, 22 de maio de 2018

Ferias Frustradas?



Por Elisa Tkatschuk

Uma viagem para a Europa e geralmente associada por nós, brasileiros, a expandir horizontes, aprender novas culturas e, sobretudo, conviver com gente mais rica e educada. Tida como culturalmente inteligente, Europa e, no nosso senso-comum, sinônimo de anglo-saxonismo, riqueza cultural e financeira.

Supõe-se que, em países ricos, a população tenha acesso a melhor educação do mundo e que ela seja acessivel a todos. Preparada para seis meses de aprendizado da lingua inglesa numa escola na metropole Dublin, Irlanda, eu me deparei com professores pouco qualificados que não supriam a expectativa causada pela grande quantidade de dinheiro empenhada nesses cursos de inglês. Vizinha da Inglaterra, a Irlanda ganhou o apelido de Celtic Tiger dado o grande desenvolvimento econômico ocorrido no país nos últimos dez anos.  Aqui, para que um nativo seja professor, requere-se apenas um curso de duração de um fim de semana para que ele ganhe o certificado de TEFL, ou Teaching English as a Foreign Language. Por isso, muitos professores não são professores graduados, preparados para lidar com o desafio psicológico da sala de aula. Até ai tudo bem, afinal ninguém nasce sabendo e um curso de inglês não e nenhum curso universitário. Mas, quando dinheiro entra em jogo, não há relação custo beneficio que corresponda a situação das escolas de inglês.

Além disso, e preciso tomar cuidado com a propaganda enganosa. As brochuras das escolas podem prometer cafeterias, cursos e serviços que na verdade não existem. A desinformação ou mal-informação pode colocar a pessoa que comprou o curso numa rua sem saída, uma vez que não existe nenhum recurso ou orgão público, algo como PROCON para estrangeiros, disponibilizado caso ela esteja descontente com o curso que comprou. Já e dificil o bastante viver num país que não fala a sua lingua. Tentar conseguir ajuda em outra lingua, onde a ajuda não existe e onde você não conhece as leis, pode transformar o aprendizado cultural num pesadelo e inconveniente muito grande.

Tudo isso quer dizer que se você comprou um curso de inglês de duração de seis meses, chegou no pais, percebeu que a escola nao vale o preço que voce pagou ou que voce foi enganado, voce não vai saber para quem reclamar e não tera seu dinheiro reembolsado. Assim, e preciso atenção ao comprar qualquer curso antes de viajar para outro pais. Vale a pena checar se a informação que voce recebeu e verdadeira com alguem que ja estudou na escola para qual voce esta indo. E triste que, em países que recebem milhares de poloneses, chineses, japoneses, espanhóis e estrangeiros do mundo todo diariamente, nao exista nenhum orgão de assistência a imigrantes no que concerne a leis. Mais lamentavel e que muitos europeus culturalmente e financeiramente ricos não tratam os estrangeiros com toda a melhor educação que eles receberam. 

No final das contas – literalmente - pode ser muito mais divertido e educacional andar pelas ruas de bicicleta, ler livros, aproveitar o sol de verao ate as 21 horas, conversar com nativos e estrangeiros do mundo todo no parque tomando sorvete, sem ter a consciencia pesada por um rombo na conta bancaria.



Nenhum comentário: