quinta-feira, 13 de setembro de 2018

UMA CANÇÃO DE SAMSARA




O mundo é mudo
Ao fim dos lábios.
Ao fundo, escuto
O que não falo.

O tempo estúpido
Ressoa, aos badalos,
O sexo hirsuto
Em que me esbaldo.

Às vezes, duplo,
Quase me plasmo
No chão absurdo
De onde não parto.

Às vezes fumo
O vão cigarro,
De maio a julho,
De julho a maio.

Às vezes grunho
O nome estático
De pedra e húmus,
De âmbar e cacto.

Às vezes sumo,
Outras me gabo
Do verso abrupto
Que sempre estrago.

O que é o mundo
Senão um fardo?
Ou então um segundo
Ao fim de um sábado?

De modo búdico
Pergunto aos brados,
De Órion a Arcturo,
A João e a Arnaldo.

Porque é seguro
O voo sem pássaro,
O lucro a juros,
O gozo a prazo?

Como, aos apuros,
Vejo nos pratos
O bife, em júbilo,
E o ovo a cavalo?

No ventre rústico
Onde me flagro,
O tempo, súbito,
É só um estalo.

Dura um minuto
No olho estrábico
Do amor telúrico
Que finjo e traio.

O mundo é imundo
Ou só um flato?
O órgão bem úmido
Com que me castro?

Às vezes pútrido,
Às vezes clássico,
Por que pergunto
O que me indago?

Escrevo ao público
O que sou em lapso,
À flor do púbis,
Ao som do orgasmo.

Quase em decúbito,
Nunca me acho
No mundo em fuso
De junho a março.

Sigo confuso
No poema ávido
De sons abstrusos
E versos trágicos.

Chego, inconcluso,
Ao fim e ao cabo
De quase tudo
Onde não caibo.

Mas como, anárquico,
O nada engulo,
E alcanço a nado
Os pelos púbicos?

Como abro e agarro
O dorso diurno
De um sonho grávido
De falo e discurso?

Aos poucos traço
O rumo em surto
De onde, sem rastro,
Aceito o mundo.

Mas logo o expurgo
De modo tácito,
Atrás do arbusto
Do corpo elástico.

Do mundo expulso
O som exato
Do poema enxuto,
Do verso ácido.

Resta, difuso,
O gosto em travo
De todo o vulgo
De vãos vocábulos.

Talvez prelúdio
Que nunca acabo
Do canto rústico
Que findo em ágio.

Ricardo Leão, 2018

Nenhum comentário: