terça-feira, 21 de junho de 2011

Entre tiros e Palavras

Se você disparar uma palavra à alguém,tenha certeza,ela chegará ao alvo.Como quem saca do coldre a pistola e atira,saiba,a bala não voltará ao cano da arma.Cuidado com as palavras ela faz nascer inimizades onde antes não haviam,ela assassina amizades.

Saque somente quando necessário,quando tiver bem nítido o alvo,não atire na penumbra,o ladrão poderá fugir e um filho teu poderá perecer pela tua própria mão.Ou palavra ferina.

Com a verborragia não se embriague,não se encante com a própria retórica catilina,agindo assim, agirá como o beberrão armado de valentia intoxicada e vazia,mata-se o inocente e faz gargalhar quem te alimenta o vicio, da bebida e da imprevidência.

Não te penses bacharel dos jargões indecifráveis para humilhar o cego que vagueia analfabeto,o humilde è nobre em sua franqueza, e, cordeiro não o imagines.

Agindo como o juiz da injustiça justiçando com o assassínio o empregado que da palavra pouca ousou te dizer NÃO,tão chão mais quanta coragem cidadã.seguiu o destemido o valor das palavras diretas e enxutas,sem sinuosidades e sutis inferências,pobre, desconhecia o Olimpo que o silêncio ,obsequioso das palavras difíceis exige.Pagou com a vida.

Embora soubesse transpôs o muro do “você sabe com quem está falando” .

O diploma marejado de doiradas palavras garante mais do que o privilégio, mais do que o berço e toda a acumulação, è em si mesmo um tesouro de poucos iniciados e assim foi no passado e será no futuro,diria algum empertigado,como no passado não sabe,um revólver não è uma parabellum com cabo de ouro ou cromo embora as duas tenham a mesma finalidade,o ouro distingue o coronel de posses mais avantajadas.

O domínio de uma língua estrangeira,o inglês preferencialmente ,como o francês até um passado recente,denota poder e permite desenvolta circulação, conexões com um mundo desconhecido à massa,entretanto muitos conseguem atingir pleno grau de analfabetismo funcional em todas as línguas as quais domina...
Uma M16 produz mais resultados do que uma papo-amarelo,mas na mão de um chipanzé...

O domínio do idioma pátrio forja as bases para o aprendizado das línguas ,latinas,que línguas saborosas primas-irmãs da portuguesa,quão despetalada e cada vez mais cheirosa flor do Lácio mas quão pouca consideração te devotam.

Um tiro nas idéias e escorre o liquido vital,um cachorro sarnento veio beber a lembrança de seu dono que jaz(z).

Uma pro Santo.Axé.

Wilson Roberto Nogueira

Nenhum comentário: