terça-feira, 3 de julho de 2018

Lenda do Bairro Barigüi



Há muitos anos atrás, quando Curitiba ainda se chamava Vila Nossa Senhora da Luz, existia um rio, onde hoje é a região do bairro Barigüi. Estas águas eram tão puras e cristalinas que as estrelas se espelhavam nelas nas noites de luar. Mas, neste rio, também moravam muitos animais, dentre eles havia um lindo jacaré. Assim uma das estrelas, do alto do firmamento, apaixonou-se por este animal e ele por esta mesma estrela. Nas noites de luar, um não parava de olhar para o outro. Então, uma vez, a estrela exclamou para o universo:
- Como eu gostaria de ser um mosquito-pólvora só para ficar ao lado do jacaré!
Deste jeito, Tupã, o deus dos índios, zangou-se e ralhou:
- Você é uma estrela ingrata, pois não valoriza a sua luz própria e nem a sua posição de destaque, que é o alto do céu !
- Mesmo assim, vou transforma-la num mosquito insignificante e mandá-la para a Terra só para que aprenda uma lição.
Desta maneira, a estrela virou um mosquito-pólvora e foi parar bem perto daquele rio. Deste jeito, ela disse ao jacaré:
- Meu amado, se lembra de mim ?
- Sou a estrela brilhante que era apaixonada por você!
O bicho brigou:
- Você não é estrela coisa nenhuma!
- Pois, não passa de um mosquito-pólvora, um ser insignificante!
Então, a ex-estrela explicou:
- Eu, realmente, era sua estrela amada. Porém, Tupã ouviu o meu pedido de morar aqui na Terra e transformou-me neste inseto.
O animal falou:
- A minha estrela era brilhante,cintilante e altiva, bem diferente de você que é um inseto insignificante.
- Por isto, sairei deste rio e só voltarei quando você puder provar que um dia foi uma estrela.
Assim, o bicho procurou outro rio e o mosquito-pólvora permaneceu no mesmo lugar atraindo outros insetos semelhantes para não se sentir sozinho. Por isto, com o passar dos anos, a região daquele rio ficou cheia daquele tipo de mosquito.
Então, os índios quando chegaram a este local, batizaram o lugar com o nome de Barigüi, que significa, em tupi, " mosquito-pólvora."
Anos se passaram e na região onde o jacaré se escondeu, ele viu duas índias contando lendas na floresta. Logo, uma delas falou sobre o causo de uma estrela que virou mosquito-pólvora, pois estava apaixonada por um jacaré. Ao ouvir esta história, o bicho resolveu voltar para a região do Barigui. Mas quando chegou ao local, descobriu que o mosquito-pólvora, que na realidade era sua amada estrela, tinha morrido.
Reza a lenda que ele é ancestral do famoso jacaré do Parque Barigüi.
Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: